Responsável por coordenar as compras na maioria dos lares, que tal um espaço na farmácia dedicado só a elas?

Filhas, mães, avós. Estudantes, profissionais, amigas, esposas, mulheres em suas diversas fases de vida, convivendo, produzindo, compartilhando. A longevidade conquistada nos últimos anos derruba barreiras e mostra que a vitalidade pode acompanhar a idade, traduzida em disposição e bem-estar.

Climatério, período de transição em que a mulher passa a produzir uma quantidade menor de hormônios, como o estrogênio e a progesterona; e a Menopausa, que tem início um ano após o último ciclo menstrual, ainda são palavras que assustam e trazem à tona muitas dúvidas.

Esse período, que marca o fim da fase reprodutiva feminina, acontece normalmente entre os 45 e 55 anos, podendo variar para menos e assim ser denominado como precoce. Com sintomas que podem influenciar o dia a dia da mulher física e psicologicamente, possui várias linhas de tratamento que oferecem ótimos resultados, ajudando as mulheres a atravessar essa fase com muita qualidade de vida e disposição.

Cumprindo seu papel de agente polarizador da saúde e com foco na fidelização do cliente e aumento nas vendas, que tal a farmácia acolher e dedicar, no mês das mães, uma atenção especial a essa fase das mulheres, oferecendo produtos que se transformarão em longevidade com qualidade de vida.

Principais sintomas da Menopausa

O Climatério, fase inicial, se caracteriza pela instabilidade do ciclo menstrual, seja pela regularidade ou pelo fluxo, que pode ser aumentado ou diminuído de forma intensa. A ausência de menstruação por 12 meses seguidos define a chegada da Menopausa, onde “a diminuição da produção dos estrógenos pelos ovários podem causar sintomas que diminuem de forma relevante a qualidade de vida da mulher, como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade, insônia, diminuição da massa óssea, ganho de peso e alterações no metabolismo”, ressalta a Dra. Larissa Garcia Gomes, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Vale ressaltar que os sintomas se apresentam de forma diferente em cada caso, em maior ou menor intensidade podendo, muitas vezes, não existir. Alimentação balanceada, exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e acompanhamento médico e psicológico são os caminhos para para trazer bem-estar nessa fase.

Terapia de Reposição Hormonal (TRH), a ciência em busca da saúde

A partir do diagnóstico médico, a consulta a um ginecologista é fundamental, podem ser definidos procedimentos como a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), indicado após avaliação minuciosa dos sintomas e quadro clínico apresentados. Vale salientar que apesar de haver contraindicações a serem analisadas com cuidado, esse é um caminho considerado muito eficaz por especialistas em um grande número de casos. O tratamento se dá através da ingestão de comprimidos, adesivo a ser aplicado na pele e gel ou creme vaginal. Em alguns casos, o uso de antidepressivos devidamente indicados por médico especialista e por período previamente definido por ele podem ajudar, aliviando distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Fitoterápicos, a força da natureza

A abordagem de um caminho mais natural também é muito bem-vinda em determinados casos e os fitoterápicos têm papel importante nesse contexto, sempre sob orientação de um médico. As Isoflavonas são fitoestrógenos e estão presentes em alguns alimentos, como soja e alfafa, e tem como característica agir de forma semelhante ao estrogênio produzido pelo corpo, aliviando sintomas como os calores e suor noturno. Ao mesmo tempo, seus benefícios incluem o combate aos radicais livres e redução no risco de osteoporose e doenças cardiovasculares. Um dos principais exemplos é a isoflavona de soja, que pode ser encontrada em cápsulas e consumida em forma de suplemento. Uma segunda opção, muito utilizada, é a tintura de amora, que também contém isoflavona e apresenta resultados muito satisfatórios se consumidas em gotas, cápsulas ou preparada em infusão.

Vitaminas e Suplementos que fazem a diferença

A queda na produção de estrogênio pode ocasionar a necessidade de complementar a dieta com algumas vitaminas e suplementos que se apresentem em menor quantidade no organismo. Manter todos os níveis equilibrados resulta em disposição e, em alguns casos, uma alimentação saudável não é suficiente para que os objetivos sejam atingidos. Pesquisas apontam que neste período muitas mulheres apresentam uma queda nas vitaminas do Complexo B (destaque para B6 e B12), vitamina D, Zinco, Cálcio e Ômega 3. A avaliação individualizada de cada caso é necessária para que a suplementação atinja o máximo de eficácia no tratamento.

A farmácia e um olhar especial sobre as mulheres

Os mais renomados institutos de pesquisa do país apontam, nos últimos anos, a mulher como principal agente na definição das compras domésticas, atuando também na execução da compra. A última pesquisa Perfil do Consumidor de Medicamentos no Brasil, realizada pelo Datafolha/ICTQ, revelou que 55% dos compradores são mulheres, e ressalta a necessidade de uma maior atenção quanto a proporcionar uma experiência de compra completa, com mix de produtos adequado, boa exposição e profissionais capacitados para sanar dúvidas que possam existir.

Um espaço destinado a saúde feminina pode ser uma nova forma de apresentar produtos já estabelecidos ao lado de novidades que despertam a curiosidade e estimulam uma nova compra. A longevidade torna o nicho que envolve mulheres acima dos 45 anos um público ávido por novidades, atentos a tecnologia e super conectados. Comunicação visual eficiente e material informativo dão apoio para fundamentar e fidelizar esse espaço que pode reunir vitaminas e suplementos desenvolvidos especialmente para mulheres, fitoterápicos e chás dedicados a fase da Menopausa, e demais produtos que compõem essa zona de interesse tão abrangente. Atenção a disposição na gôndola, colocando produtos de alto interesse na altura dos olhos, agrupando produtos que possam gerar uma compra conjunta e valorizando embalagens e cores para criar um espaço interessante e criativo. Esse novo projeto pode também invadir sua loja online, tornando a área de atuação desta ação muito maior e ainda mais eficaz. Promoções especiais, programas de fidelidade e descontos podem fazer parte desse projeto que valoriza os produtos, estimula as vendas e proporciona uma experiência de confiança e parceria loja/cliente.

A Menopausa e o PDV

Sílvia Osso, consultora especializada em Varejo farmacêutico, falou conosco e tem observações preciosas sobre o tema. Implemente na sua farmácia!

Qual é o comportamento esperado, quanto aos desejos de compra, das mulheres acima dos 50 anos?

A atual onda sênior traz desafios e oportunidades para o setor de farmácias: se por um lado novos fármacos ajudam a controlar ou curar doenças; por outro, as vitaminas, suplementos, produtos de HPC garantem melhor imagem e qualidade de vida. Ambos passam a ser objeto de seus desejos.

O que essa consumidora espera encontrar, atualmente, quando decide fazer suas compras, presenciais ou on-line?

Este grupo de consumidores seniores está fortemente focado em serviços. Se receberem um atendimento adequado na loja ou via mídias sociais, que respondam às suas expectativas, é muito mais provável que comprem e permaneçam fiéis. Eles valorizam a simpatia e a experiência dos funcionários e o tamanho da fila para atendimento e pagamento aparece como um motivo de escolha.

Como tornar essa cesta de produtos ainda mais atrativa dentro do PDV?

Uma das maneiras é a publicidade no ponto de venda: Coloque alguns displays ou cartazetes com a propaganda dos produtos em locais estratégicos na farmácia. Utilize espaços com bastante visibilidade para que o consumidor os veja. Nos equipamentos coloque informações de especificações e preços bem visíveis. Se estiver oferecendo descontos, invista em boa sinalização visual. Utilize os espaços para ações de marketing de forma estratégica, sem poluir o visual da loja. 

Algum outro caminho eficaz para chamar atenção sobre produtos agrupados especialmente para esse nicho, expostos na farmácia?

A demonstração de produtos é uma das ações de marketing que mais dão resultados. É utilizada para atrair a atenção dos clientes e oferecer uma oportunidade de experimentar o produto. Geralmente as ações de marketing de demonstração de produtos agradam bastante o público feminino. Promover a aplicação do produto ou brindes com o produto são ótimas ações de marketing para fazer na farmácia.

Sílvia Osso é palestrante, mentora e consultora de empresas, especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo. Autora de livros à venda na Contento. Siga a em: https://www.linkedin.com/in/silviaosso

Menopausa, atitudes de autocuidado

Informação

Consulte um médico ginecologista e tire suas dúvidas sobre esse período.

Tratamento

Siga as recomendações médicas quanto a medicação ou suplementação.

Alimentação

Refeições balanceadas com alimentos frescos são sempre um caminho que leva a saúde.

Exercícios Físicos

Escolha a modalidade de sua preferência e pratique com regularidade.

Cuidado Intelectual e Social

Reconectar-se consigo, com a família e com os amigos de forma leve e prazerosa, descubra a alegria que cura.

Foto: iStock.com/courtneyk

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