Novas terapias auxiliam na busca de uma noite tranquila, sua farmácia oferecendo produtos que se transformam em qualidade de vida
A dificuldade de adormecer e continuar no sono de forma profunda e reparadora por período suficiente obteve a atenção de médicos e pesquisadores do mundo todo nos últimos anos, devido, principalmente, a procura de pessoas por uma solução para suas dificuldades para dormir. Os distúrbios do sono, que tem como seu maior expoente a insônia, está presente na vida de 40% da população mundial, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e estudos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) apontam que aproximadamente 72% dos brasileiros apresentam algum tipo de distúrbio relacionado ao sono.
A intensidade e velocidade que a vida diária impõe neste momento, com desafios constantes desde muito cedo no que se refere a desempenho profissional, acadêmico ou pessoal, é apontada por especialistas como uma das principais causas das noites mal dormidas e suas consequências. “Eu acho que ainda existe essa valorização do dormir pouco e do performar. A palavra do momento é ‘eu desempenho’, ‘olha o quanto eu faço’. E tudo isso em detrimento do sono”, aponta a Dra. Dalva Poyares, Neurologista e especialista em Medicina do Sono.
A indústria, sempre atenta aos movimentos do mercado, tem na área de pesquisa o desafio de propor novos e eficazes produtos para auxiliar na busca de uma noite perfeita. Produtos adequados a cada necessidade e mudança de hábitos são aliados nessa busca, e a farmácia, mais uma vez, se apresenta como ponto de informação e conexão, colocando qualidade de vida ao alcance de todos.
Sono insuficiente e suas consequências
Dormir pouco ou com qualidade de sono ruim acarreta uma série de problemas que se refletem nas atividades desenvolvidas durante todo o dia. Fadiga, déficit de atenção, prejuízo do funcionamento social, familiar, acadêmico e ocupacional, alteração do humor, irritabilidade e sonolência diurna são apenas alguns exemplos destacados, que prejudicam até as atividades mais simples.
A recomendação é que um adulto tenha cerca de 8 horas de sono por noite, sem perturbações ou interrupções. A dificuldade em atingir essa meta não significa, necessariamente, um distúrbio do sono. De acordo com a Dra. Dalva Poyares, “Privação de sono é diferente de insônia. É uma pessoa que tem a capacidade e a habilidade de dormir, mas ela não tem aquele tempo alocado para dormir. Insônia é um distúrbio do sono muito prevalente – estima-se que a insônia crônica pode atingir cerca de 15% da população. Mas para ser um diagnóstico da insônia crônica, os sintomas têm que ocorrer pelo menos três vezes por semana por pelo menos três meses”.
Dormir bem, é possível?
Estudos e pesquisas revelam que sim, a qualidade do sono pode ser melhorada, e muito, com mudança de hábitos, atenção ao sono e TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). Avaliando cada paciente, principalmente em casos que apresentem sintomas intensos ou condições crônicas, um médico especializado pode definir um tratamento individualizado que inclua medicação, fármacos desenvolvidos para auxiliar o tratamento por um período determinado e que exigem acompanhamento médico, sempre importante para um diagnóstico correto.
Para os casos menos intensos, os medicamentos fitoterápicos, aqueles obtidos diretamente de plantas medicinais, são uma opção bastante utilizada e que podem ajudar a dormir melhor. Um bom exemplo é a Passiflora, que possui ação relaxante e contribui para a redução da atividade motora, ajudando a promover um sono prolongado e sem interrupções. A raiz da Valeriana pode melhorar a qualidade do sono pela sua ação tranquilizante, que age no sistema nervoso central e reduz a ansiedade.
Entre os suplementos alimentares, a Melatonina tem como função regular o ciclo do sono e pode atuar também como sedativo, promovendo a indução e manutenção de uma noite tranquila. O L-triptofano, aminoácido que também pode ser encontrado em forma de suplemento, ao ser metabolizado pelo organismo se transforma em serotonina, o neurotransmissor responsável pelo sono, e pode ser uma boa opção em alguns casos.
O sono, os suplementos e as vitaminas
Estudos de mercado se unem a pesquisas e apontam tendências para o desenvolvimento de novos produtos que vão de encontro as demandas do consumidor. Com isso, um novo olhar sobre esse mercado revela novas perspectivas, e boas novidades para o futuro.
“A crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, juntamente com a busca por um estilo de vida mais saudável, impulsionam o autocuidado e consequentemente, a busca por vitaminas e suplementos. Um dos principais impulsionadores desse crescimento são os produtos relacionados a melhora do sono, que além de auxiliarem na saúde física, ajudam também na saúde mental, abordando o estilo de vida mais saudável e o autocuidado de forma menos invasiva, com suplementação e sem medicamentos. Olhando para o desenvolvimento da categoria fora do país, vemos que as associações de Melatonina, assim como experiências personalizadas, vêm tendo mais destaque, oferecendo soluções para diferentes necessidades”, Hypera Pharma.