Sua farmácia ao alcance das mãos, chegando aos quatro cantos do país
Diante de um novo e desafiador mercado, marcas nacionais consolidadas investem e assumem lugares de destaque no universo digital, que começa a ser explorado e desejado por consumidores de todo país. Investimentos que resultam em formas de pagamento mais atrativas e agilidade nas entregas, angariam clientes que anseiam por conforto e praticidade nas compras do dia a dia.
Em dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o crescimento do e-commerce brasileiro em 2023 foi superior a 9% em relação ao ano anterior, com vendas totais somando cerca de R$185,7 bilhões. Para 2024 especialistas calculam que esse índice de crescimento se mantenha, alcançando o patamar de R$204,2 bilhões, que podem representar por volta de 9,2% das vendas totais de varejo no Brasil.
Medicamentos e HPCs, uma nova maneira de consumir
Apesar do novo formato, as lojas virtuais estão sendo ampla e rapidamente aceitas pelos consumidores por apresentar facilidades que se encaixam perfeitamente na rotina individual da maioria das pessoas, estejam elas nos grandes centros ou em pequenas cidades.
A praticidade de comprar medicamentos e itens de higiene pessoal a qualquer hora do dia ou da noite, 7 dias por semana, com a conveniência de estar em casa, no trabalho ou em um momento de lazer, se destaca na maioria das pesquisas de opinião divulgadas. O poder de escolha atribuído a grande variedade de produtos, ter acesso a avaliações de outros consumidores e a agilidade de entrega também são fatores que influenciam diretamente o consumidor a optar por essa via.
A comunicação direta que leva informações sobre campanhas que podem ser implementadas no meio digital, promoções e descontos, tem papel fundamental para o consumidor que busca menores preços, principalmente entre os que fazem compras regulares de determinados medicamentos ou os que preferem escolher com atenção e conhecer as novidades em HPCs (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos).
Maurício Salvador, presidente da ABComm, ressalta que “As pessoas se sentem cada vez mais confiantes em comprar no ambiente on-line, o que favorece a ascensão do mercado virtual. Quem compra em sites e têm uma boa experiência, sempre volta. Isso gera impacto positivo para diversos segmentos”.
Uma loja em apenas alguns toques, seja bem-vindo!
A implantação de uma loja virtual demanda conhecimentos específicos que podem intimidar em um primeiro momento, adiando assim a inserção em um mercado que cresce e se consolida, em um processo que se mostra irreversível.
A escolha de uma boa plataforma, a gestão de recursos, controle de estoque, treinamento de pessoal e divulgação são apenas alguns dos processos que precisam ser devidamente estudados para que uma implantação segura e de sucesso ocorra.
Um dos caminhos pode ser incluir sua loja em uma plataforma de marketplace, um conceito que no e-commerce se traduz como um ambiente que comporta diversas lojas e seus produtos, como um grande shopping center virtual. No mercado de farmácias, destaque para o Farmácias APP, uma plataforma que reúne farmácias, drogarias e lojas diversas de saúde e beleza, e torna possível a compra e o envio de produtos para todo país. No mercado desde 2017, possui interface intuitiva, segura e simples, que possibilita às empresas parceiras oferecerem seus produtos e determinar, individualmente, sua região de atendimento, prazo e taxa de entrega.
Para um passo seguro em direção a uma loja on-line, uma opção bastante interessante é o uso de uma plataforma pré-formatada, que ofereça suporte contínuo e manutenção rápida e intuitiva, dispensando a contratação de alguém com conhecimento técnico específico. A MyPharma, empresa que atua nesse setor, está 100% integrada com as legislações da Anvisa para farmácias, dando total suporte para que a farmácia on-line esteja em total acordo com esta e outras normativas. A possibilidade de integrar os produtos do seu ERP com o site e o aplicativo, fazendo com que estes itens subam com imagem e descrição, evitando a necessidade de cadastro manual, facilita e agiliza a montagem, diminuindo prazos e custos, fatores que são muito impactantes no decorrer do projeto.
Independente do caminho escolhido, a necessidade de um projeto que leve o produto até o cliente pelo universo digital se faz muito presente, em uma espiral crescente, visível e irreversível em todas as áreas. A tecnologia se mostra aliada ao mercado, colocando neste momento à sua disposição as ferramentas necessárias para conceber um projeto, definir a plataforma, focar na execução e abrir um novo e sólido caminho para aumentar as vendas.