Presente na vida diária da imensa maioria de consumidores, as novas versões de um produto que se reinventa, sem esquecer sua função original

Considerado um dos produtos pertencentes a cesta de higiene pessoal básica, o Desodorante divide espaço com sabonete, xampu, condicionador, creme dental e escova de dentes, entre outros, em um nicho que atende consumidores diariamente, em um fluxo de vendas constante, em todas as regiões do país. A ampla gama de consumidores atendidos demandam variedade e versatilidade e gera, na indústria, a necessidade de itens que vão dos populares aos sofisticados, dos básicos aos mais tecnológicos, dos que se limitam as axilas, aos que se espalham por todo o corpo.

Eficácia é o ponto de partida, com versões que propõem muitas horas de proteção e conforto. Ativos inclusos podem proporcionar hidratação e tratamento, com várias possibilidades, como redução de manchas e possíveis irritações. Versões sem cheiro são perfeitas para não interferir nos aromas resultantes do uso de perfumes, mas um leque de fragrâncias quase infinito agrada homens e mulheres que buscam por praticidade no uso entre as atividades do dia a dia. Produtos desenvolvidos especificamente para quem pratica esportes podem ser vistos ligados a grandes atletas profissionais, assim como versões sofisticadas habitam as telas acompanhadas de atrizes e personalidades que flutuam no universo dos produtos modernos e fashion.

Na farmácia, a garantia de um espaço que apresente bem o produto, com suas embalagens chamativas e marcas consolidadas, sem esquecer da importância dos lançamentos, sempre muito comentados nas redes sociais, é um caminho certeiro para fazer parte de um mercado que se movimenta e cresce, sempre buscando ofertar ao consumidor opções que superem as suas expectativas e acrescente praticidade e eficácia a sua rotina de autocuidado.

Desodorante ou antitranspirante?

Se a pergunta é se são a mesma coisa, a resposta é não. O Desodorante neutraliza os odores através de substâncias bactericidas e fungicidas, que eliminam a proliferação de bactérias causadoras do mau cheiro na região das axilas. Mesmo usando produtos de higiene regularmente, como sabonetes, muitos micro-organismos podem ficar resistentes, dando origem ao problema. Com indicação de eficácia em torno de 12 horas, é perfeito para pessoas que têm volume de transpiração baixo.

O antitranspirante, ou antiperspirante, é formulado para bloquear temporariamente a produção de suor, e atua inibindo as glândulas sudoríparas na superfície da pele e criando uma película na região das axilas. A maioria dos antitranspirantes ficam ativos por períodos que podem variar de 12h a 48h. São indicados para pessoas com alto índice de transpiração, proporcionando mais frescor e conforto.

Os Desodorantes não possuem ação antitranspirante, ou seja, não inibem a quantidade de transpiração, apenas combatem o mau odor. Por outro lado, a grande maioria dos antitranspirantes tem também ação desodorante, ou seja, inibem a transpiração e também o mau odor, e esse fato faz com que os dois produtos sejam tratados como “Desodorante”, na visão dos consumidores em geral. Entre os formatos principais estão o aerossol, roll-on, stick ou creme, todos com a mesma função básica, mas que podem ser acrescidos de ativos especiais que ajudam a prevenir irritações, hidratar ou diminuir manchas escuras, além de outras várias aplicações. 

Produtos especiais, para peles delicadas

Peles sensíveis e suscetíveis a irritações e reações alérgicas pedem produtos mais suaves e com ausência de alguns ingredientes, mas sem que isso altere a qualidade e eficácia dos produtos. Pesquisas trabalham em fórmulas que se adequem a esse perfil, e que tem como objetivo atender um grande número de consumidores que precisam de atenção especial.

Visando esse mercado, o time institucional de Nivea diz que “nosso Desodorante Antitranspirante sem Perfume é desenvolvido especialmente para peles sensíveis. Com eficácia de 48h de proteção, sua fórmula conta com extrato de Camomila e não possui álcool etílico. Cuida e repara os danos na pele com a fórmula exclusiva Derma e Proteção Ativa para regenerar a pele das axilas”, e acrescenta, “nosso Desodorante Antitranspirante Aerossol Sensitive Protect é um desodorante masculino desenvolvido para oferecer proteção duradoura. Ele garante sensação confortável por até 72 horas, além de ser dermatologicamente testado para oferecer cuidado suave para a pele. Desenvolvido para oferecer proteção duradoura contra o suor e o mau odor, além de aliviar vermelhidão, ardência e coceira. Seus diferenciais são: contém extrato de Camomila e óleo de abacate, e não contém álcool etílico”.

Para a Unilever Brasil, a transformação e atualização dos produtos é assunto sério. “O Desodorante Antitranspirante Dove Creme Sérum Previne Irritação repara o que a depilação remove, em cada uso. Com fórmula hipoalergênica, é a escolha ideal para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. Enriquecido por ¼ de creme hidratante e vitamina E, ele combina a potência do sérum com a textura leve do creme. Conta com um aplicador de contato, o tornando fácil de usar e eficaz em sua proteção contra o mau odor por 48 horas. Absorve rapidamente, deixando um toque suave e seco o dia todo. Previne irritação, oferece proteção eficaz e cuidado para a pele, respeitando a pluralidade das axilas”. 

Para casos onde as axilas apresentem manchas mais escuras, o Desodorante pode ser um produto que não só protege, mas também hidrata e trata a pele danificada. “As manchas mais escuras ou mudanças no tom natural da pele das axilas é algo normal e acontece com 1 em cada 3 mulheres no Brasil. Caso a necessidade seja restaurar, nosso antitranspirante Dove Sérum Aclarant tem, além do ¼ de creme hidratante, uma combinação única de Vitamina B3 e ácido hidroxiesteárico (12-HSA). A fórmula ativa trabalha para reduzir as manchas escuras das axilas e impedir a formação de novas manchas”, explica a Unilever Brasil. 

Pesquisa e mercado

O Brasil, que figura no ranking entre os maiores consumidores de cosméticos do mundo, também aparece nas pesquisas ocupando o segundo lugar em consumo de Desodorantes e Antitranspirantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Contando com uma intensa produção local e presente em mais de 90% dos lares do país, a categoria tem vendas que superam R$11 bilhões anuais, de acordo com levantamento divulgado pela consultoria Euromonitor Internacional.

Outra análise do mercado de desodorantes, desenvolvida pela Mordor Intelligence, reporta que “o mercado de desodorantes deverá registrar um CAGR de 6,8% durante o período de previsão, de 2024 até 2029. Atualmente o mercado de desodorantes está experimentando um crescimento constante em todo o mundo. Aromas mais leves e névoas corporais são populares entre os jovens, isso motivou o tamanho do mercado. A mudança de estilo de vida e o aumento da disponibilidade de produtos são fatores que impulsionam as vendas nas regiões em desenvolvimento. Além disso, a crescente conscientização sobre a higiene resulta da conscientização do consumidor e da socialização dos consumidores. Cheirar bem é sinal de boa higiene e etiqueta. Os consumidores usam desodorantes regularmente para manter a higiene, o que leva ao aumento do uso. Assim, para o grupo de rendimento médio, as empresas estão lançando produtos mais baratos e eficazes”, e acrescenta, “além disso, são fabricados desodorantes especiais para atletas e praticantes de treinos intensos. Assim, os desodorantes são cada vez mais utilizados por consumidores de diversos níveis de renda e grupos sociais, e espera-se que isso impulsione o crescimento do mercado no período de previsão”.

Foto: iStock.com/zoranm

f

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *