O conceito de “hub de saúde” propõe a criação de um ambiente voltado à melhora e acessibilidade do sistema de saúde, considerando diversas áreas. Para as farmácias, que já detectaram o amplo leque de possibilidades e se tornam ponto de referência em ações que envolvem o mercado de health care, essa realidade se revela também nas ações de prevenção e direcionamento dos consumidores com a apresentação adequada de produtos que fazem a diferença.
Shows, jogos de futebol e blocos de Carnaval são apenas alguns exemplos de eventos que geram grandes aglomerações, situações que apresentam grande número de ocorrências de Insolação leve.
Insolação é definida como uma condição que acontece quando a temperatura corporal aumenta rapidamente devido ao excesso de exposição ao sol e/ou ao calor intenso, dificultando o funcionamento do mecanismo de transpiração e ocasionando o não resfriamento adequado do corpo.
Entre os sintomas estão:
- tontura,
- dor de cabeça,
- fraqueza, náuseas,
- distúrbios visuais e pele seca,
- avermelhada e quente.
Prevenção e atenção no combate aos primeiros sintomas são fundamentais, pois o quadro pode evoluir rapidamente para uma condição mais grave. Crianças e idosos são mais suscetíveis à Insolação, pois apresentam maior dificuldade em regular a temperatura corporal, e pedem atenção redobrada.
O uso de protetor solar, hidratantes pós-sol e bebidas isotônicas, sempre seguindo as orientações de uso para atingir maior eficácia, fazem parte do pacote de prevenção e devem ocupar lugar de destaque nas farmácias no primeiro trimestre.
Apresentação coerente, sinalização correta e interação entre loja física e virtual são elementos fundamentais e podem tornar os números em vendas nos primeiros meses de 2025 ainda melhores.
Proteção Solar,
o tempo todo!
Uma das ações mais fundamentais para a prevenção da Insolação é o uso de Protetor Solar, em quantidade apropriada e com FPS (Fator de Proteção Solar) acima de 30. Protetores faciais, desenvolvidos especificamente para a pele delicada do rosto, são uma opção não só de prevenção, mas também de tratamento.
Para a Neutrogena Brasil a proteção solar é um assunto sério e que ainda tem um caminho a percorrer: “durante o verão, um dos maiores desafios é conscientizar o consumidor sobre a importância de cuidar da pele nos dias ensolarados ou nublados, além de momentos em atividades ao ar livre, praias ou piscinas. Para um país tropical, com temperaturas altas, o consumo de protetor no Brasil ainda é baixo, em comparação com o volume populacional. Por isso, consideramos fundamental oferecer informações de forma descomplicada sobre cuidados com a pele durante atividades ao ar livre. Uma rotina ideal inclui carregar o protetor solar consigo e aplicá-lo sempre que necessário. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente em casos de exposição prolongada ao sol. E para essa temporada de verão vamos continuar levando educação e experimentação em eventos abertos que oferecem uma plataforma ideal para compartilhar informações sobre a proteção solar. Ouvir os consumidores e entender essa tendência nos levou ao desenvolvimento da linha Sun Fresh, protetor solar que protege e hidrata a pele, com uma textura ultrafluida. O produto também possui as vitaminas C e E, além de Niacinamida, ativos reconhecidos por sua eficácia e reversão aos danos causados pelo sol, como melhora da textura, linhas finas e pigmentação de manchas solares”.
Para a temporada 2025, o time institucional da Nivea declara que “a marca tem como propósito o desenvolvimento de produtos com superioridade tecnológica, inovação constante e expertise em cuidado corporal, facial e proteção solar. Os consumidores têm buscado produtos faciais multifuncionais, que vão além da proteção solar, trazem ativos nas fórmulas e possuem textura fluída e leve. Nas últimas temporadas, a marca vem fortalecendo a categoria de proteção solar. Para a temporada de verão 2024 e 2025, apresentou como destaque as versões Controle de Acne e Invisible, com textura ultraleve e benefícios multifuncionais, além da fórmula mais completa com Niacinamida, que estimula a renovação celular, previne o envelhecimento e controla a oleosidade, e Licochalcona A, um poderoso antioxidante que combate o estresse oxidativo e que ajuda a preservar a juventude da pele, não apenas protegendo contra os danos solares, mas também oferecendo proteção contra a luz visível”.
Pele hidratada,
a importância
do Pós-Sol
Manter a pele hidratada é também uma questão de saúde, pois ajuda a equilibrar os fluidos e regular a temperatura corporal, ponto muito importante na prevenção da Insolação. Uma rotina de skin care prepara a pele para a exposição ao sol tornando-a mais resistente, afastando o aspecto ressecado e diminuindo o risco de inflamações.
Na farmácia, a variedade de produtos e uma exposição inteligente podem levar o consumidor a uma nova experiência de compra e a descoberta de novos e eficazes produtos. “Os filtros solares são indispensáveis quando o assunto é verão e alta temporada, seja ele facial ou corporal, ambos não podem faltar nas prateleiras, principalmente os que contam com fórmulas multifuncionais e ativos que oferecem muito mais do que proteção contra os raios UVA/UVB. Outro produto que não pode ficar de fora das prateleiras é o Pós-Sol, hidratante que refresca, trata, acalma e previne a vermelhidão da pele causada pela exposição ao sol. A Loção Pós Sol Reparador causa alívio instantâneo na pele após o contato com o sol. Em gel e sem perfume, é apropriado para todos os tipos de pele. Com bio aloe vera e antioxidante, tem textura leve e refrescante e tem fácil absorção”, esclarece o time institucional da Nivea.
Para um PDV perfeito para a estação, Neutrogena Brasil destaca que “no verão, a pele tende a enfrentar problemas como oleosidade e falta de frescor. Três produtos essenciais para a rotina de cuidados dermatológicos durante essa estação são: Proteção Solar, Hidratação Facial e Corporal. Começando pelo protetor solar, que deve ser usado mesmo em dias nublados, já que a pele pode ser exposta aos raios UV, causando danos e aumentando o risco de queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por isso, utilizar protetores corporais e faciais é imprescindível. Ainda no verão, a pele tende a perder hidratação, resultando em ressecamento e aumento da oleosidade. A água é essencial para a saúde dermatológica, já que 70% do corpo humano é composto por ela. Por isso, manter a hidratação adequada é crucial. Além do rosto, áreas do corpo como pescoço, mãos e colo também precisam de atenção, podendo sofrer por envelhecimento precoce, manchas escuras, ressecamento e flacidez. Nesse cenário, Water Gel Hidratante Corporal é uma das opções queridinhas entre os consumidores, com ácido hialurônico. Sua eficácia é clinicamente comprovada, proporcionando a hidratação de uma loção espessa, mas com a leveza e frescor de um creme gel, perfeito para o uso diário”.
Isotônicos, inovação a serviço da hidratação
Na prevenção da Insolação, o consumo de líquidos também se destaca como uma das ações principais na busca do equilíbrio da temperatura corporal. Novas bebidas estão sendo desenvolvidas buscando ampliar o leque de ação e benefícios à saúde. Os isotônicos são um bom exemplo e atuam proporcionando a reposição de substâncias importantes, como sódio e potássio, que são perdidas em casos de Insolação.
Nesta categoria, a Hypera Pharma destaca que “Engov After inaugurou a categoria de After Drinks. É um novo conceito de bebida com fórmula à base de glicose, sais minerais e cafeína, que une o melhor os benefícios do isotônico com o energético em um produto 100% pensado para recuperar, reidratar e reenergizar o corpo. Durante o verão, com destaque para os eventos realizados durante o Carnaval, as pessoas tendem a se expor mais ao sol, e aproveitam o tempo livre para socializarem e irem à shows, bares e eventos. Todas estas movimentações podem resultar em uma maior incidência de desconfortos relacionados à insolação e desidratação, como dores de cabeça, fadiga e ressacas. Além disso, a conscientização sobre a importância da hidratação e dos cuidados com o corpo durante o verão também reforça a necessidade de soluções que auxiliem no bem-estar, cenários que favorecem as vendas do Engov After. O verão representa em média 50% das vendas da marca no ano”.
Quanto a participação da farmácia nas ações, estabelecendo a ponte entre a indústria e o consumidor, é inegável que criar estrategicamente espaços no PDV que destaquem os produtos mais procurados da estação e aproximar produtos correlacionados, estimulando o consumo, são práticas muito eficazes quando nos referirmos a sazonalidade das vendas. Colaboradores preparados para direcionar e orientar quanto às particularidades, função e aplicação dos produtos aumentam significativamente as possibilidades de venda e o nível de satisfação, quanto falamos do produto adquirido e do atendimento.
A Hypera Pharma aponta a importância dessa parceria afirmando que “nosso propósito é que as pessoas vivam ao máximo esses momentos de festa e lazer, tendo Engov como uma grande parceira em toda essa jornada. Neste sentido, a experiência de marca é a vertente que sustenta nossa comunicação. Todas as nossas ativações são pensadas para se conectar com o consumidor de uma forma genuína e próxima, e permeiam os diferentes canais, inclusive o ponto de venda, sendo a farmácia nossa principal parceira”.