Movimente-se, repense seus espaços e organize seus produtos para um novo estilo de vida
De acordo com definição da Organização Mundial de Saúde, é um atleta amador o indivíduo que pratica alguma atividade física, com duração de 30 minutos ou mais, ao menos 3 vezes por semana. Os caminhos que levam até essa decisão são inúmeros e surgem a partir da necessidade estética, manutenção da saúde física e mental, busca por integração social ou paixão por uma modalidade esportiva.
O leque de possibilidades é imenso e a escolha da modalidade está diretamente ligada ao estilo de vida. Verificar a saúde é muito importante e pode direcionar a prática, uma consulta médica pode detectar pontos de desequilíbrio e sugerir atividades que possam, em conjunto com a medicação prescrita, atenuar ou sanar o problema. Equipamentos adequados também ajudam a prevenir lesões e a tornar a prática prazerosa, com resultados que irão impactar diretamente na saúde e na vida.
A farmácia como fonte de saúde
Que tal um novo olhar sobre o que se oferece ao cliente do mercado Farma? Com um leque de produtos muito mais abrangente, o espaço da farmácia passa a ser visto pelo consumidor como um local de saúde, bem-estar e prevenção. De acordo com os dados mais atualizados do IBGE, 36,7% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física, e esse número vem apresentando um aumento significativo ano a ano. Em levantamento da Close-Up Internacional, a categoria de Suplementos, em farmácias, atingiu R$3,7 bilhões em vendas apenas no último ano (considerando até fevereiro passado). Oferecer itens que façam parte da rotina dos atletas de forma clara pode impactar as vendas de modo muito positivo e surpreender.
“Esse mercado ainda é bastante novo, está engatinhando no que diz respeito ao conhecimento do cliente, então, para um primeiro passo, seria importante desenvolver estudos, pesquisas e análises, muitas vezes com os dados internos obtidos pelos varejistas, para segmentar esses clientes entendendo seus hábitos e comportamentos. O resultado são as demandas específicas a esse momento do cliente, que é relacionado a atividades físicas e esportes, basicamente. Com isso estamos falando de alguns equipamentos, acessórios, proteínas, vitaminas e uma série de produtos que atendem a esse consumidor.” diz Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper.
Conheça seu cliente
O conceito de Shopper Insights visa, através do conhecimento das demandas do cliente, direcionar estratégias que vão desde a definição de compra dos produtos, até o posicionamento dos mesmos na loja.
“Uma vez que você conhece os hábitos, os comportamentos, o que os shoppers estão buscando, você consegue gerar Insights Acionáveis para desdobrar todo esse conhecimento em todos os Ps. Não apenas o P de PDV, pensando em um ambiente agradável, organizado de maneira adequada, mas também no P de Prateleira, expondo os produtos corretamente e em local adequado, observando como expor e qual a melhor hierarquia de tomada de decisão para facilitar essa jornada. Isso porque 80% das decisões dos clientes estão conectadas com como o produto está exposto, e onde, e como e o quanto. Organizar as gôndolas e as lojas de acordo com as diferentes necessidades e levar em conta a hierarquia de decisão para melhor expor o produto, facilita o processo de escolha, de compra e de decisão do shopper.” nos explica Fátima Merlin.
Tecnologia a serviço dos treinos
Os suplementos Vitamínicos são grandes aliados dos praticantes de atividades físicas, pois contribuem diretamente na recuperação dos músculos, para ossos mais fortes e na melhora do sistema imunológico. A prática de exercícios, por sua vez, auxilia na absorção dos nutrientes, aproveitando ao máximo todos os seus benefícios.
Na maioria das práticas, os pés aparecem como a parte do corpo que necessita de atenção muito especial. Em exercícios e esportes mais aeróbicos, como corrida ou futebol, são protagonistas e seus cuidados ultrapassam a necessidade de um calçado adequado.
A tecnologia já coloca à disposição produtos que se preocupam com a saúde dos pés, que vão de cosméticos e dermocosméticos específicos para esfoliação e hidratação dos mesmos, até medicamentos indicados para o tratamento de coceiras ou micoses. Desodorantes com ação antisséptica eliminam odores e hidratam, podem ser em pó, aerosol ou creme hidratante, e deixam uma sensação de frescor após o esforço do treino.
Para alívio da fadiga muscular já estão à disposição produtos que auxiliam na recuperação pós-treino. Em versões bem práticas que podem ser em gel ou creme, quando massageados resultam em uma sensação de conforto e relaxamento. Acessórios de proteção que previnem lesões, como joelheiras, cotoveleiras e bermudas são confeccionados utilizando materiais desenvolvidos para comprimir e aquecer a área de atuação, ajudando a prevenir lesões.
Vale a pena ressaltar que o uso de produtos como antissépticos, uma ampla gama de curativos e bandagens, também fazem parte deste universo, assim como protetor solar corporal e labial e loção repelente de insetos, para os amantes dos esportes outdoor.
Prepare sua loja e receba, de maneira especial, um novo nicho que abrirá novas possibilidades de negócios, criando um espaço acolhedor de saúde para atletas amadores de todas as idades.
Os 10 mais queridinhos dos atletas
• Vitaminas e suplementos vitamínicos
• Protetor solar corporal e labial
• Repelente de insetos
• Relaxante muscular e anti-inflamatórios
• Desodorantes e desodorantes antissépticos para os pés
• Spray para prevenção de micoses e coceiras
• Curativos e bandagens
• Equipamentos de compressão de performance
• Bolsas térmicas para compressa
• Gel e creme para massagem
Corpo em equilíbrio, as principais Vitaminas na sua prateleira
Vitamina B12: condicionamento físico. Aumenta a resistência física através da produção de hemácias, responsáveis por transportar oxigênio para todo o corpo.
Vitamina C: recuperação dos músculos. Desempenha papel importante na regeneração dos tecidos e no fornecimento de energia.
Vitamina A: combate os radicais livres. Essencial para a renovação celular é relevante para evitar lesões e para a manutenção dos tecidos.
Vitamina E: efeito antioxidante. Nas práticas de atividades aeróbicas seu pleno funcionamento suaviza os danos pela oxidação celular, que são mais intensos.
Vitamina D: saúde dos ossos. Ajuda na formação dos ossos e na absorção de Cálcio e Fósforo.
Zinco: produção de energia. Por sua participação na síntese de hormônios, está associada ao aumento da força e da massa muscular.
Ômega 3: ação anti-inflamatória. Suaviza dores nas articulações e inflamações. Colabora na melhora da concentração e do foco.
Foto: iStock.com/Drazen Zigic