Largada para 2024

Demandas específicas do início de ano devem aquecer as vendas nas farmácias e gestores começam a preparar os estoques

A sazonalidade é um fator importante para o mercado farmacêutico, pois determina o aumento e a diminuição da demanda de alguns produtos durante períodos específicos. Logo no início do ano, os gestores de farmácia precisam adaptar os estoques e traçar estratégias para impulsionar as vendas.

Com uma trajetória de 55 anos e presente em mais de 20 países, a Close-Up International é uma empresa que atua oferecendo serviços de auditoria de dados no setor farmacêutico. O objetivo é disponibilizar informações confiáveis que retratam o desenvolvimento do mercado e suas tendências.

O general manager no Brasil, Christian Carvalho Becker, afirmou que com as altas temperaturas do verão, haverá uma demanda maior por protetores solares, pós-sol e fraldas específicas para piscinas. Ele também destacou outros produtos que estarão em alta no início de 2024.

“Muitas pessoas começam o ano focando em hábitos mais saudáveis, e isso pode incluir a busca por vitaminas, suplementos nutricionais, produtos relacionados ao controle do peso corporal. Além disso, produtos gástricos têm aumento de demanda por conta do período de férias, festas de final de ano, verão e carnaval. A partir de março, enxergamos o período de sazonalidade de alergias, antigripais e outono/inverno”, comentou. 

Também devido às férias e às maiores exposições à natureza, repelentes costumam registrar maior procura. Ainda de acordo com a Close-Up International, outro ponto percebido no final de ano é que muitas pessoas adotam práticas de desintoxicação, o que pode impulsionar a demanda por fitoterápicos.

Datas especiais

Depois das comemorações de Ano-novo, a próxima data de grande impacto é o Carnaval. Em 2024, a folia chegará mais cedo, sendo realizada em 12 e 13 de fevereiro. Com isso, as farmácias devem preparar novamente os estoques.


“O Carnaval costuma trazer um aumento na venda de produtos como repelentes, analgésicos, curativos, protetores solares, preservativos, absorventes internos, produtos para alívio da ressaca e isotônicos. Esses itens ajudam os clientes a curtirem as festividades dessa época com mais segurança e Datas especiais menos transtornos”, afirmou Christian. Ainda no mês de fevereiro, ocorre o retorno às aulas na maioria das escolas. Segundo Becker, neste período, há um aumento na preocupação com a saúde, especialmente com relação às doenças sazonais.


“O gestor deve se preparar para um crescimento na procura por medicamentos para gripes, resfriados e antiparasitas. Além de produtos de higiene e cuidado individual em embalagens menores que compõem as mochilas dos estudantes”, afirmou o general manager.

Preparativos

Para ter o melhor aproveitamento das vendas, o gestor precisa se programar para comprar os produtos necessários com antecedência, sempre levando em conta os dados históricos do mercado e as tendências com lançamentos de produtos.

“Além disso, a exposição dos produtos nas farmácias deve ser reforçada. Uma técnica bem-sucedida é também a confecção de kits promocionais com esses itens a fim de aumentar o tamanho da cesta e consequentemente o ticket médio nas vendas”, afirmou Christian.

As recomendações do especialista não são válidas apenas para o início do ano. É importante que o proprietário de farmácia também fique atento às datas comemorativas ao longo de 2024, principalmente às que estão relacionadas à saúde e às de maior destaque. Todas elas oferecem oportunidades de criar ações específicas para turbinar as vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *