Curiosos e cheios de energia, esses pequenos consumidores levam suas necessidades e desejos para a farmácia, tendo a disposição produtos desenvolvidos e pensados, especialmente para eles.

Foto: iStock.com/Drazen Zigic

Um período crucial para o crescimento, marcado por grandes transformações físicas, cognitivas e emocionais, dão início a grande jornada que envolve o desenvolvimento infantil. Na definição utilizada por profissionais da área de pediatria, o termo Recém-Nascido abrange o período que vai do nascimento até o 28° dia de vida, e o termo Lactente ou Bebê, que também usamos afetivamente como simples sinônimo de criança pequena, segue a partir do 28° dia até os 2 anos de idade.

O processo de crescimento nesta fase se revela delicado e de grande importância, principalmente quando pensamos neste como o período em que o bebê desenvolve habilidades fundamentais e vínculos, que terão impacto direto até a idade adulta. O desenvolvimento dos sentidos, o rápido crescimento físico e neurológico, o processo de aprendizado da fala e a busca por independência são características dessa fase, que pede atenção às necessidades e muito estímulo, incentivando positivamente o bebê a buscar novas experiências e a explorar o ambiente que o cerca.

Para esse novo consumidor que precisa de cuidados e está em busca de novas descobertas, as marcas buscam se diferenciar com produtos que possam aliar qualidade e segurança, mas sem esquecer da diversão. Produtos licenciados, embalagens que funcionam como brinquedos, cores e formatos especiais tornam os produtos, além de seguros e eficazes, muito lúdicos. Manutenção da saúde, produtos de higiene que atendam as demandas e preocupação com qualidade são alguns pontos de atenção em produtos presentes nessa categoria, que ocupa um espaço cada vez maior na farmácia.

Um mercado em expansão

O mercado de higiene pessoal, de forma geral, tem apresentado índices que apontam crescimento significativo nos últimos anos. Pesquisas revelam que devido à maior preocupação dos pais em consumir produtos mais seguros, naturais e orgânicos, a crescente presença de itens especialmente desenvolvidos para o uso em bebês e o forte impulso do comércio eletrônico, que segue facilitando o acesso a uma grande variedade de itens, o mercado de produtos ligados a saúde e higiene dos bebês segue impulsionado pela busca de soluções inovadoras que combinem tecnologia e bem-estar para o bebê.

De acordo com dados levantados por pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado de produtos de cuidados para bebês deve crescer em um CAGR de 5,88% durante o período de previsão, até 2029. “A crescente preocupação com a saúde infantil está impulsionando o mercado de produtos para cuidados com o bebê. Cuidados com a pele, cabelos e produtos de higiene pessoal são especialmente desenvolvidos, devido às necessidades especiais apresentadas por sua pele sensível. Esses produtos são necessários durante toda a fase de crescimento do bebê. Destaque também para os alimentos e bebidas desenvolvidos para bebês, que contém nutrientes essenciais específicos, fornecem nutrição e promovem o desenvolvimento”.

Um universo de saúde e cores

Os olhos adultos focam em produtos confiáveis, inovadores e acessíveis, mas pequenos olhos, que possuem mãos ágeis, tem sua atenção voltada a cores intensas, personagens e formatos divertidos. Aliar as expectativas, adultas e infantis, é um dos desafios que precisam ser vencidos em uma indústria que estuda e inova constantemente.

Pioneiros em pesquisas para compreender melhor as necessidades específicas dos bebês, a Kenvue ressalta que “bebês saudáveis dependem de um planeta saudável, sendo assim, aspiramos dar a eles o melhor começo possível. Isso motiva cada escolha que fazemos ao desenvolver nossos produtos de cuidados para o bebê, unindo o melhor da ciência com soluções de embalagem sustentável para criar um planeta onde todos consigam crescer e prosperar”. E acrescenta, “o lançamento da linha de refis Johnson’s Baby é um momento histórico na nossa jornada de sustentabilidade. Como parte de nossa Healthy Lives Mission, um projeto ambicioso de 10 anos para desenvolver a saúde humana enquanto protegemos nosso planeta, esta inovação ajuda a encorajar e apoiar a adoção de refis, usando embalagens recicláveis de papel que contém 90% menos plástico em relação aos frascos de gel de banho e xampu Johnson’s Baby”.

Novas descobertas e estudos científicos são a base para novos produtos desenvolvidos pela Bayer. “Nossos cientistas têm investigado o incrível poder hidratante e restaurador do Dexpantenol, conhecido como pró-vitamina B5, presente em todos os ingredientes da linha Bepantol, que proporciona uma hidratação profunda na pele, mantendo-a sempre saudável. O Creme Antiassaduras Bepantol Baby é ideal para deixar no trocador e garantir a proteção e o cuidado que o bebê merece. Sua fórmula não contém fragrâncias, parabenos e conservantes, podendo ser usada desde os primeiros dias. Sua barreira transparente protege por até 10h e permite que a pele respire, fortalecendo sua ação contra as assaduras”.

Um espaço no PDV que agrupe de forma inteligente e divertida produtos da categoria fazem a diferença. Explorar espaços como as pontas de gôndola, criando um visual colorido, com personagens e balões, valoriza a organização dos produtos. Nesse contexto, utilizar as rotinas de uso como forma de agrupamento pode incentivar a compra de produtos relacionados, criando um espaço específico para produtos utilizados no banho, na troca de fraldas ou para cuidados com a pele, por exemplo. Organização e exposição, aliados na busca da fidelização de consumidores, de todas as idades.

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