Final de ano: saiba como vender mais!

Os produtos vendidos nas farmácias, como medicamentos, itens de saúde e cuidados pessoais criam uma demanda contínua e, em muitos casos, necessária. Durante o final do ano, essa demanda pode ser ampliada à medida que as pessoas buscam reforçar seus estoques pessoais com produtos para utilizar durante as férias e viagens de verão

As vendas de final e início de ano tendem a ter aumento devido ao décimo terceiro salário, início da sazonalidade de verão, festas e período de férias escolares, ou seja, a principal virada de chave de consumo está no tamanho da cesta a ser consumida. “Há um incremento considerável, já que parte dos shoppers está se preparando para viagens”, diz a coordenadora de trade marketing da Isdin, Andressa Albanese.

Porém, o comportamento de consumo na farmácia diverge um pouco dos demais ramos varejistas, segundo explica o diretor na ARTEGIST Healthcare Consulting, Cesar Bentim. “Nossa dinâmica de mercado vem se mantendo forte há uma década e ganhou relevância durante a pandemia e a farmácia oferecendo, cada vez mais, soluções em saúde. O processo de entendimento da população quanto ao papel da farmácia vem mudando com o tempo. Note que durante a fase mais aguda da pandemia, onde os hospitais se tornaram um local com acesso limitado, as farmácias estavam lá – oferecendo além de produtos e serviços diversos, a Atenção Farmacêutica, tornando a relação consumidor/farmácia ainda mais próxima.”

Ele diz que o Natal está, cada vez mais, influenciado pelo desempenho crescente e vigoroso da Black Friday. “É preciso uma visão estratégica de como atuar, estudando muito o perfil dos clientes e não gastar boa munição de comunicação com quem não está em busca de determinada oferta. Mais do que nunca, buscar uma estratégia que combine conteúdo pertinente e oferta customizada é crucial para uma relação ganha-ganha com toda a cadeia e que beneficie o consumidor final de forma surpreendente.”

O diretor comercial de Consumer Healthcare na Sanofi, Silvio Silva, diz que período de final de ano impulsiona a reforçar a importância da prática do autocuidado e, neste sentido, consequentemente, a procura por Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) tende a aumentar. Além disso, o ponto de venda (PDV) tem sido visto como ponto de conveniência para muitas pessoas, pois oferece produtos de categorias diversas, que vão muito além dos itens tradicionais.

A empresa tem foco em alguns itens para a sazonalidade, como o pilar de vitaminas. “Com um portfólio repleto de soluções inovadoras baseadas em ciência e que sejam ferramentas relevantes para o autocuidado, já que no alto verão aumentam os índices de quadros de diarreia.

A executiva da Isdin, Andressa, comenta que no PDV é importante garantir visibilidade com pontos extras de exposição dos produtos e ter volume suficiente para atender à demanda. A empresa terá lançamentos inovadores, tanto para fotoproteção facial como corporal. “Os kits promocionais são uma importante ferramenta neste momento, trazendo novos consumidores para a categoria. Tratam-se de ofertas combinadas e ‘Leve Mais, Pague Menos’ são mecânicas que podem ser exploradas para preparar esse consumidor para a temporada.”

Para que a farmácia tenha uma excelente performance com as vendas de final de ano, planejamento é a palavra de ordem. “É importante ter uma boa análise e leitura de mercado, além de uma projeção da demanda. Após essa análise, deve-se considerar um estoque de segurança a fim de garantir que não haverá demanda reprimida ou rupturas. Nada pior que o cliente chegar na loja e não encontrar o que procura. Neste momento, o shopper está sendo bombardeado de informações, no online e no offline, no que tange ao consumo. É importante ter uma loja limpa e organizada, além de ter o mix ideal para seu público”, conclui Andressa.

Para a NIVEA, o grande destaque no final do ano é a variedade de produtos que oferecem cuidado e proteção solar, priorizando os itens para todos os momentos de exposição ao sol, seja na praia, na piscina, ou na rotina do dia a dia.  Para atender à grande demanda e atrair potenciais novos consumidores, o planejamento antecipado é fundamental e, por isso, os times de vendas e marketing da marca se preparam com os clientes de todo o Brasil para garantir o estoque adequado, preços competitivos e ativações especiais.

Como gerir o estoque para as vendas de final/início de ano

A gestão do estoque para esta época é fundamental para atender aos clientes e manter a eficiência operacional. Por isso, é importante se antecipar com os fornecedores e manter uma comunicação muito próxima, não apenas nesta ocasião, mas em datas de grande demanda. Analise os dados históricos de vendas e faça uma previsão para o período com base em tendências passadas para adquirir os produtos com alta saída sazonal, como protetores solares e itens de cuidados pessoais.

Monitore as vendas em tempo real para conseguir segmentar o estoque por demanda e oferecer promoções estratégicas. Às vezes, uma promoção surpresa para dar maior saída em produtos que não estão desempenhando tão bem pode ser uma boa tática. A flexibilidade para ajustar estratégias conforme necessário é vital para garantir que o estoque esteja alinhado com as necessidades dos clientes durante essa época movimentada.
E, por fim, lembre-se, sempre de garantir uma equipe preparada para lidar com o aumento da demanda e utilizar sistemas de gerenciamento de estoque para controle em tempo real.

Fonte: NIVEA

Como preparar a loja para o clima de festas e férias

Encontrar um ambiente atrativo no ponto de venda (PDV) pode, muitas vezes, ser um fator de decisão de compra para os consumidores, por isso, pense em criar uma atmosfera que remete à alegria do verão e das festas de final de ano, valorizando a exposição dos produtos mais estratégicos e deixando bem claras quais são as promoções e as vantagens disponíveis. Como se trata de duas ocasiões diferentes, cuidado para não exagerar na ambientação. Por exemplo, prepare a loja primeiro para o clima de Natal e, passado o dia 25 de dezembro, você pode mudar o visual para priorizar o verão e as férias.

Além disso, recomenda-se pensar em como incorporar práticas sustentáveis no ambiente de compra. Isso pode ser feito por meio da utilização de materiais ecológicos na decoração, redução do consumo de energia com iluminação eficiente, promoção de produtos ecoeficientes, e incentivando o uso de sacolas reutilizáveis. Pense em maneiras de implementar programas de reciclagem e logística reversa e converse com fornecedores sobre como repassar informações sobre a origem sustentável dos produtos para diferenciar o seu negócio da concorrência.

Fonte: NIVEA

Dez dicas para aumentar as vendas de final/início de ano

  1. Conheça seu público. Isso inclusive, ajudará na segmentação de mix da loja.

  2. Crie ações de marketing considerando o funil de vendas. Muito se fala de funil de vendas para o online, mas uma boa estratégia de funil, alinhado com a jornada de compra, podem ajudar muito nas vendas offline.

  3. Invista no digital. Acredito não ser segredo para ninguém, e, chegamos ao ponto que a presença no digital passa a ser uma condição sine qua non (essencial) para qualquer marca.

  4. Inclua ações de up sell* e cross sell**. São formas de explorar o potencial de compras, principalmente, de seus clientes atuais.

  5. Personalize e humanize a sua comunicação.

  6. Faça sugestões de produtos, quando o cliente der abertura para isso.

  7. Crie um processo de compra fácil.

  8. Invista em trade marketing. Importante estratégia que analisa o comportamento (hábitos e preferências) do consumidor e potencializa as estratégias de marketing e vendas.

  9. Utilize um CRM (sigla de Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente). Uma boa estratégia de CRM pode ajudar a reativar um cliente que já seria dado como perdido.

  10. Invista em treinamento. É importante ter uma equipe bem treinada tanto para vendas, sabendo manejar objeções dos consumidores, como tecnicamente, sobre os atributos e benefícios do produto que estão vendendo.

Fonte: coordenadora de trade marketing da Isdin, Andressa Albanese

*  UP SELL: técnica de vendas em que um vendedor convida o cliente a comprar itens mais caros, atualizações ou outros complementos para gerar mais receita.

** CROSS SELL: Técnica de vendas que envolve a venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente. Na prática, as empresas definem a venda cruzada de muitas maneiras diferentes.

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