As perspectivas para o inverno de 2024
Expectativa é de aumento na procura por produtos hidratantes durante a estação
mais fria do ano
O inverno de 2024 não deverá ser tão rigoroso quanto o de anos anteriores, segundo os meteorologistas do Climatempo. Ainda assim, o período contará com suas particularidades que afetarão a demanda de produtos nas farmácias.
A estação é marcada pela sazonalidade dos produtos dentro da categoria de hidratação. Portanto, o farmacêutico deve trabalhar corretamente o sortimento de hidratantes corporais e faciais. A palavra-chave para esse momento é informação. Fique atento às marcas líderes no mercado, às novidades e aos itens mais vendidos de cada categoria.
A Hypera Pharma orienta que as farmácias estejam preparadas para outras demandas também, como as linhas prescritas por médicos. Em geral, o consumidor gosta de resolver tudo que for possível na farmácia em uma única visita.
“Neste período de sazonalidade, é importante que as categorias tenham múltiplas exposições, sendo expostas em áreas quentes da perfumaria da loja, com uso de pontos extras para destacar as inovações e promoções. É muito interessante para incremento de cesta, acrescentar por perto itens para a rotina facial do consumidor, como gel de limpeza facial e anti-idade”, informou a Hypera Pharma.
Ainda dentro da linha de dermocosméticos, há também uma demanda considerável por skincare. Segundo a Hypera Pharma, algumas estratégias podem ajudar na venda destes itens como colocar pontos extras na loja para aumentar a visibilidade, impulsionar as vendas pelo Cross Category e promover promoções especiais.
“A árvore de decisão de compras inicia por marca e segue para produtos faciais e corporais. Já a exposição em pontos fora do natural, pode ajudar o consumidor a lembrar de uma compra que não estava planejada. Outra tática de venda é treinar o time de loja, além do trabalho da dermoconsultora, ajudando o consumidor a lembrar da necessidade de hidratação durante esses períodos”, informou a empresa.