Informação e bom atendimento incentivando mudanças simples e positivas em ações de prevenção,
na farmácia
As chamadas DCNTs (Doenças Crônicas não Transmissíveis) são consideradas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. São doenças que impactam diretamente na qualidade de vida, na produtividade e podem, em muitos casos, levar a óbitos prematuros. A Diabetes aparece como uma das cinco DCNTs mais encontradas no Brasil, e apresenta como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação pouco saudável e obesidade.
Para destacar a importância da prevenção e conscientização a respeito da doença foi criado em 1991, pela OMS e pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), o dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes. No Brasil são criadas a cada ano, a partir de então, campanhas e planos de enfrentamento nacionais com o objetivo de informar, avaliar e monitorar os avanços da doença, sempre com ênfase em ações de prevenção.
De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), “a Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz”. De acordo com a estimativa atualizada pela instituição, com base nos resultados do último Censo do IBGE, o Brasil já possui cerca de 20 milhões de pessoas com a doença.
Diabetes e seus principais tipos
Diabetes tipo 1:
em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células Beta e, sendo assim, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Surge geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Concentra entre 5% e 10% do total de pessoas com a doença. Essa variedade é usualmente tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, ações que podem ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
Diabetes Tipo 2:
acontece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. A partir de avaliação médica, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. É o tipo mais comum, sendo diagnosticada em cerca de 90% dos casos. Nas formas mais intensas ou graves, pode ser necessário o uso de medicação e insulina para controlar a glicose.
Pré-Diabetes:
é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para ser classificado como Diabetes Tipo 2. Diagnosticada precocemente, pode ser revertida através da mudança de hábitos, como alimentação saudável e exercícios físicos. Uma pesquisa feita pela SBD em parceria com a Abbott Brasil apontou que apenas 30% dos pacientes tinham informações sobre essa condição, o que dificulta ações que possam reverter o quadro ou retardar a evolução da doença. A dificuldade de diagnóstico precoce por causa da ausência de sintomas faz com que cerca de 50% dos indivíduos com Pré-Diabetes acabem desenvolvendo a doença.
Campanhas de incentivo a prevenção e cuidados, a importância da farmácia
A farmácia tem um papel fundamental no apoio a pacientes de doenças crônicas, principalmente por receber visitas constantes dos mesmos, algumas vezes antes e depois da detecção da doença. Estar sintonizado com campanhas de conscientização e suporte e com as inovações nas áreas de medicamentos e procedimentos, garantem atendimento de qualidade e estabelecem vínculos que credenciam as farmácias como reais espaços de saúde.
Para as grandes indústrias, a percepção da importância das campanhas de informação e suporte já é realidade e se desdobrou em ações que podem fazer a diferença. A Merck Brasil destaca que “assinamos um acordo de parceria com a IDF como um testemunho de nossa missão compartilhada de promover o tratamento e a prevenção do diabetes em todo o mundo. Aumentar a conscientização sobre o Diabetes Tipo 2 por meio da campanha See It. Slow It. Stop It. (Em tradução livre: Veja isso. Desacelere isso. Pare isso.), em conexão com o Dia Mundial do Diabetes, é um aspecto importante do nosso compromisso de disseminar conhecimento”. E acrescenta que através de ações diversas “está educando o público sobre os sinais de alerta do Diabetes Tipo 2 e encorajando aqueles em risco a fazer mudanças simples no estilo de vida, sob a orientação de um profissional de saúde, para direcioná-los a um estilo de vida mais saudável de maneiras que envolvam toda a família”.
Na Novo Nordisk Farmacêutica, a campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” destaca o risco da relação entre o Diabetes Tipo 2 e os problemas cardíacos. “Reconhecemos a relevância de uma abordagem integrada para o tratamento do diabetes. Com recursos educacionais e iniciativas de conscientização, a campanha tem o objetivo de capacitar os pacientes a adotarem medidas pró-ativas para prevenir complicações cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida”. Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk, destaca que “quando a pessoa com diabetes não tem o diagnóstico da doença, ou quando o tratamento é feito de forma inadequada, existe o risco de complicações graves como a insuficiência renal, que são responsáveis pela diminuição da qualidade e expectativa de vida e por maiores custos com a saúde”.
Na SBD, a campanha Novembro Diabetes Azul 2024 tem como tema “Diabetes e Bem-Estar”, e promove diversas ações presenciais e virtuais discutindo temas que envolvem o Diabetes. A Dra. Dhianah Santini, coordenadora do Departamento de Campanhas da SBD, evidencia a importância da informação para melhor saúde e qualidade de vida, assim como a troca de experiências nas atividades presenciais: “o bem-estar envolve uma série de atividades como exercícios, meditação, sono adequado, alimentação que vão promover a boa saúde e evitar complicações”.
Inovação no tratamento e acompanhamento, sempre
Tecnologia, pesquisa e inovação impulsionam e transformam o mercado, com produtos que tem como principal objetivo a eficácia e o bem-estar. Mudanças importantes podem ser observadas quando falamos em Diabetes e suas demandas, tanto na área de medicamentos quanto equipamentos de apoio.
Priscila Sales Barroso, médica endocrinologista e Gerente Médica de Cardiometabolismo da Eli Lilly do Brasil, mostra a importância da pesquisa de medicamentos destacando “os estudos clínicos de Mounjaro em pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram resultados sem precedentes na redução dos níveis de açúcar no sangue e na redução de peso, que são fatores determinantes para o sucesso do tratamento da doença. No estudo SURPASS-2, que foi realizado em pacientes com diabetes tipo 2, os dados mostraram que 51% dos que utilizaram o medicamento alcançaram níveis de hemoglobina glicada, que avalia a média do controle da glicemia nos últimos 90 dias, inferiores a 5,7%, índice encontrado em pessoas sem diabetes”. Sobre a empresa, “há mais de 100 anos revolucionamos o tratamento do diabetes comercializando a primeira insulina em larga escala no mundo, e seguimos com esse trabalho para continuar ajudando as pessoas com doenças metabólicas, como diabetes, a terem uma vida melhor”.
Entre os medidores de glicose um novo aparelho, que dispensa o inoportuno furo no dedo, utiliza a tecnologia e fornece dados contínuos após o simples escaneamento com um smartphone sobre o sensor aplicado na parte posterior superior do braço. Por até 15 dias, as pessoas com diabetes passam a visualizar seus níveis de glicose em tempo real a cada minuto, tendências e padrões históricos, além de setas que indicam a direção dos níveis de glicose. “Há oito anos, a chegada do aparelho FreeStyle Libre ao Brasil foi um dos maiores avanços no controle do diabetes. Sua inovação por meio do monitoramento contínuo de glicose (CGM) possibilitou mais praticidade, conhecimento e qualidade de vida para as pessoas com diabetes. Além disso, permitiu que usuários da tecnologia compartilhassem os dados obtidos com seus médicos, cuidadores e profissionais de saúde”, explica Dra. Jellin Zambon, endocrinologista e Gerente Médica Sênior, da Divisão de Cuidados para Diabetes, da Abbott no Brasil.
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