Datas para ficar de olho
Com potencial para atrair mais clientes, as datas comemorativas podem ser utilizadas como ferramentas para intensificar as vendas
A sazonalidade é um aspecto importante para qualquer empreendimento comercial. Alguns produtos têm maior demanda durante o começo do ano, outros são mais requisitados durante o Dia das Mães, e assim por diante. Conhecer as principais datas comemorativas é algo essencial para o varejo, para que possam ter um estoque adequado conforme a procura para aquele determinado mês. Essas comemorações também funcionam como um incentivo ao consumo e têm o potencial de impulsionar as vendas. O mercado farmacêutico não é exceção e pode se beneficiar do calendário sazonal para movimentar o negócio e até desenvolver ações de marketing, com a criação de combos e kits exclusivos.
A maioria dos brasileiros sabe quando é o Dia dos Pais e a Black Friday, mas datas como o Dia do Idoso e Dia do Esportista são mais desconhecidas. Apesar disso, não deixam de ser uma oportunidade extremamente vantajosa de promover algo direcionado para um determinado nicho do público.
Quando a farmácia se alinha aos temas do momento, cria maior conexão com os clientes. O calendário sazonal também funciona do ponto de vista prático, permitindo que o gestor se prepare com muita antecedência.
É importante que o proprietário conheça bem o seu público consumidor para definir quais datas terão prioridade dentro do seu planejamento. Por exemplo, se uma unidade conta com vários clientes idosos e do público feminino, o gestor deverá ficar atento ao Dia do Idoso, Dia dos Avós, Dia da Mulher e Dia das Mães.
Existem várias estratégias que podem ser utilizadas neste processo. As principais delas são os descontos, programas de fidelidade, criação de kits, brindes e amostras grátis.
Confira a seguir algumas datas de destaque para as farmácias neste inicio de ano:
JANEIRO
Janeiro Branco
Mês da Conscientização da Saúde Mental e Bem-Estar
20 / Dia do Farmacêutico
FEVEREIRO
04 Dia Mundial de Combate ao Câncer
05 Dia do Dermatologista
12 e 13 Carnaval
14 Quarta-feira de Cinzas*
Feriados prolongados podem gerar boas oportunidades de vendas, pois influenciam na alta demanda.
19 Dia do Esportista
Uma profissão sem contraindicações
Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro e ressalta a importância do profissional na sociedade.
Manipulador da cura, administrador da vida e produtor da saúde. São vários os adjetivos que podem ser aplicados aos profissionais da farmácia. No entanto, a principal homenagem é justamente em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico.
A data foi escolhida por ter como referência a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 1916, com o objetivo de alcançar maior visibilidade para a categoria.
A profissão tem uma longa história. Há mais de 2.600 anos, os chineses já desenvolviam remédios a partir de milhares de plantas para curar doenças. Porém, a evolução da farmácia ocorreu em Alexandria, ganhando um grande impulso no tratamento de soldados feridos no campo de batalha.
No Brasil, a farmácia teve início com os jesuítas, criando as primeiras boticas. Com a vinda da Família Real em 1807, o comércio se intensificou ainda mais. Já as primeiras escolas de Farmácia e os primeiros farmacêuticos graduados no país surgiram em 1900. A profissão foi regulamentada sob jurisdição do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Segundo o CFF, o Brasil conta atualmente com mais de 220 mil farmacêuticos. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram que pelo menos 59 mil admissões foram feitas na categoria. Esses números reforçam a importância do farmacêutico não só nos cuidados com a saúde, mas também na economia do país.
Parabéns a todos que seguem a receita do amor à profissão de farmacêutico!
Nesta data tão especial, a SantaCruz parabeniza todos os farmacêuticos pelo seu comprometimento, atenção e cuidados constantes com o
bem-estar e qualidade de vida de seus clientes.