Os caminhos para reconhecer as demandas de um consumidor atento e a importância da data que abre a Temporada de Verão

Sinônimo de economia e bons preços, a Black Friday 2024 é aguardada com boas expectativas pelo mercado e por consumidores atentos e ansiosos por oportunidades. Tendo como data oficial a última sexta-feira do mês de novembro, neste ano dia 29, muitas vezes acontece de forma estendida no Brasil trazendo preços especiais e ofertas programadas não só para o dia do evento. 

Intituladas Black Week e Black November, essas duas estratégias de vendas que derivam da Black Friday oferecem condições especiais que podem ser aproveitadas durante a última semana ou por todo mês de novembro respectivamente, levando o consumidor, muitas vezes, a antecipar suas compras diante das oportunidades oferecidas. 

Conquistando um lugar entre as maiores datas em volume de vendas no varejo, é um evento que coloca em movimento todo o último bimestre do ano, servindo como data chave para a abertura da Temporada de Verão, que inclui as compras para as festas de final de ano e a temporada de férias. Estima-se que as vendas possam atingir uma alta de até 25% no período, se considerarmos a média anual.

Aproveitar ao máximo as possibilidades que a Black Friday oferece para as farmácias vai muito além de promoções e preços imbatíveis, passa também por um gerenciamento de estoque eficaz, mix de produtos que atenda a demanda dos consumidores já fidelizados ou sazonais, equipe treinada para um desempenho eficiente e uma conexão perfeita que garanta uma comunicação rápida entre loja física e virtual. O foco principal? Atender com excelência um consumidor cada vez mais bem informado e sempre ávido por novidades.

Pesquisas revelam expectativas para a Black Friday 2024

Em um mercado que se revela dinâmico, orgânico, sujeito a inúmeras intervenções e mudanças, estudos de dados prévios e pesquisas de opinião continuam sendo ferramentas que possibilitam a leitura de um momento específico, oferecendo uma visão geral sobre determinado assunto ou comportamento, avaliado a partir de um ponto de vista.

O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) em parceria com a FIA Business School realizou um estudo fundamentado em sua base de dados, com informações acumuladas pelo instituto nos últimos 8 anos, tendo a pergunta a seguir como base: “Como devem ser alocados os recursos das empresas varejistas de modo a maximizar os benefícios associados às ações na Black Friday (produtos de maior valor e menor valor agregado)? Com o propósito de avaliar quantitativamente os impactos relativos, dimensionou-se essa métrica do seguinte modo: supondo um esforço global (investimentos, tempo, etc.), e dadas as condições de cada empresa igual a 100%, como esse percentual deveria ser distribuído entre as alternativas promocionais de modo a maximizar os benefícios da ação?”. Como resultado, Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR e Professor da FIA Business School aponta: “Para os produtos de maior valor agregado a distribuição que otimiza as ações de venda é a seguinte: marketing 35%, ofertas 30%, criação de uma boa experiência de compra por parte dos clientes 20% e logística 15%. No caso dos itens de menor valor agregado o estudo indica: marketing 55%, ofertas 35% e logística 10%”.  

Com relação aos consumidores, a última pesquisa desenvolvida pela Opinion Box em parceria com a Wake revela que 66% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday 2024, e ressaltam que esse percentual tende a crescer à medida que a data oficial se aproxima, revelando também que 23% dos consumidores ainda não se decidiram, mas não descartam a possibilidade real de compra. Quanto à motivação, 55% pretendem comprar itens de necessidade, aproveitando os melhores preços, enquanto 45,9% estão inclinados a comprar itens de desejo. Nas categorias, 18% se interessam em comprar itens de Beleza e Cosméticos, e  11% itens de Farmácia e Saúde. Para 37,8% as pesquisas de preço têm início com cerca de 1 mês de antecedência e 30% dos consumidores revelam preferência em compras nas lojas físicas, destacando a relevância de tocar e ver os produtos como melhor experiência de compra. Como forma de pagamento, 38,3% revelam preferência no parcelamento através de cartão de crédito e 24% pretendem utilizar cartão de crédito, à vista. O modo Pix foi a escolha de 22,6%.

Os desafios da Black Friday na farmácia

Assunto muito relevante entre os estudiosos do mercado de varejo, conversamos com Fátima Merlin, Consultora de Varejo e Shopper Marketing, sobre os desafios em extrair o máximo de resultados positivos do período de Black Friday nas farmácias. Confira!

De acordo com algumas pesquisas, a Black Friday se consolidou como uma data importante no calendário de vendas do varejo no Brasil. Qual seu olhar no que se refere às Farmácias?

Não é de hoje que a Black Friday se popularizou por aqui e tem se tornado uma data importante no calendário de vendas dos varejistas em geral, incluindo as farmácias, especialmente por sua proximidade com as festas de fim de ano e férias, quando o consumo de produtos de autocuidado, cosméticos, presentes e itens de saúde preventiva aumenta. A relevância dessa data para o setor vai além dos medicamentos, abrangendo também as categorias de beleza, bem-estar, longevidade, cuidados pessoais, vitaminas e suplementos.

A proximidade do Verão, do período de férias e festas de final de ano também podem contribuir para um melhor desempenho de vendas na Black Friday?

Resumiria dizendo que Black Friday marca o início de um período de consumo elevado, antecipando as compras de Natal e Ano Novo. Digo que é uma “ponte” entre o final de novembro e o período de compras de Natal, quando o foco dos consumidores muda para presentes e preparação para viagens e festas. Muitas farmácias podem aproveitar essa conexão oferecendo promoções que estimulem a compra antecipada de produtos relacionados a cuidados pessoais para férias, beleza para as festas e itens de bem-estar como kits de saúde e higiene.

Planejamento e organização, portanto, são pontos fundamentais para o melhor aproveitamento desse período de vendas?

Sem dúvida, é um momento muito positivo, se as farmácias prepararem sua loja para a época. Importante “vestir a loja” explorando todo o mix de produtos, muitos clientes buscam ofertas não apenas em medicamentos, mas também em produtos como cosméticos, vitaminas e itens de autocuidado. Outros destaques são os presenteáveis, promoções diferenciadas e kits para presentes, entre outros. Explorar ainda a “prateleira”, com a exposição de materiais de PDV que chamem a atenção e possam gerar desejo. Além disso, muitos consumidores aproveitam para se preparar para as férias, comprando itens de saúde e cuidado pessoal como protetores solares, repelentes e kits de primeiros socorros.

Com a Black Friday abrindo esse período tão importante, quais suas dicas para preparar a Farmácia, sempre com foco em impulsionar as vendas?

Algumas dicas, conectando alguns dos “Ps” (Produto, Prateleira, Promoção, Pessoas, PDV e Publicidade):

No Mix de Produtos e Ofertas, foque em produtos de alto giro, como vitaminas, cosméticos, dermocosméticos, produtos para cabelo e pele, e itens de autocuidado. Inclua MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) que costumam ser comprados em maior volume. Mas atenção com os regulatórios!

Para a Prateleira, pense estrategicamente a organização da loja. Crie espaços específicos dentro da farmácia para destacar os produtos em promoção. Exponha kits prontos para presente, aproveitando o foco nas compras para o fim de ano.

As Promoções devem ser criadas de forma estratégica, para que estimulem o ticket médio, como “Compre 2, leve 3” ou descontos progressivos. Ofertas exclusivas para clientes cadastrados no programa de fidelidade podem ser um diferencial muito interessante.

Quanto às Pessoas, invista na capacitação da equipe. Prepare os colaboradores para orientar os clientes sobre os melhores produtos e promoções. Treine a equipe para identificar oportunidades de venda cruzada, como sugerir acessórios, vitaminas ou produtos de autocuidado junto com medicamentos.

No PDV, ofereça uma integração fluida entre o e-commerce e a loja física, garantindo que os clientes possam acessar as promoções por qualquer canal. A Black Friday é uma excelente oportunidade para captar novos clientes no ambiente online.

Na área de Publicidade, aumente a comunicação antes e durante o evento, utilizando redes sociais, e-mails e anúncios para destacar as promoções. Inclua dicas de saúde e autocuidado, conecte as ofertas com o desejo de bem-estar, longevidade, saúde e beleza.

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