Sua farmácia pronta para atender as necessidades desse cliente, que hoje,  deseja muito mais que “barba, cabelo e bigode”

Apontado como uma das principais tendências de crescimento no mercado nacional de cuidado pessoal e beleza, o público masculino, de todas as idades, descobre o poder de produtos que proporcionam bem-estar, beleza e saúde.

Uma mudança profunda de comportamento se reflete nos hábitos diários masculinos quanto ao autocuidado, saúde da pele e atenção aos cabelos e barba. 

O leque de produtos desenvolvidos especialmente para este público tem seu foco em proporcionar uso prático e descomplicado, ter resultados que harmonizem a aparência e se preocupem em exalar aromas intensos e de muita personalidade.

O conforto das compras on-line, embalagens cheias de estilo e um PDV pronto para tornar a experiência de compra clara e direta são os pontos altos para que este cliente entre e fique à vontade. E sua farmácia, está pronta?

Beleza masculina, um mercado em alta

Um novo olhar sobre o autocuidado masculino nas últimas duas décadas, vindo diretamente da mudança de hábitos e desejos do consumidor, transformou a beleza masculina em um negócio atrativo e muito promissor, no Brasil e no mundo.

Dados da última pesquisa desenvolvida pelo Euromonitor Internacional apontam o Brasil como responsável por 13% do mercado global de produtos de autocuidado e beleza masculinos, e de acordo com dados divulgados pela ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil é o segundo mercado de produtos cosméticos masculinos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Outra pesquisa, publicada pela Grand View Research, apresenta estimativa de crescimento deste mercado na ordem de 9.1% ao ano até 2030, o que aponta crescimento em um montante muito expressivo nos próximos anos. Os produtos específicos para uso masculino assumem seu lugar e deixam de ser considerados apenas um nicho, abrindo perspectivas reais de consumo e grandes negócios. 

Um universo que vai muito além dos tradicionais “barba, cabelo e bigode”

Como na maioria dos mercados em franca expansão, encontramos um consumidor ávido por novidades e muito disposto a experimentar. No caso dos cosméticos masculinos, o ressurgimento das barbearias como um espaço de beleza equipado e preparado para eles ofereceu novas possibilidades em produtos e impulsionou muito esse novo comportamento.

Em resposta a segunda edição do estudo Cosmentology, realizado pelo grupo Croma em parceria com a Netquest, 72% dos homens declararam que “cuidar da beleza não é só coisa de mulher”. Ainda na pesquisa, 60% declaram que “cuidar da minha beleza é uma questão de saúde”. A atenção aos cabelos (84%) e o consumo de produtos específicos para barba (76%) já estão inseridos na rotina diária, seguidos pelo autocuidado com o corpo (75%) e autocuidado com o rosto (74%).

Além dos cremes hidratantes e protetor solar, itens que já se consolidaram na rotina de skincare masculino, cremes e séruns específicos para tratamento na área dos olhos, redução de olheiras e flacidez nas pálpebras passaram a ocupar lugar de destaque. Ainda nesta cesta, desodorantes de longa duração ligados a prática de esportes, práticos sabonetes líquidos, lâminas de barbear que ajudam a combater a irritação da pele e ceras e cremes modeladores abrem as portas para esse novo consumidor.

E-commerce, converse de forma especial com seu cliente

A importância de um local na loja dedicado exclusivamente a produtos masculinos influencia diretamente no potencial de vendas. A integração da cesta de produtos no PDV transforma a experiência de compra, facilita a escolha e torna a apresentação de novos produtos mais intuitiva e eficaz.

No universo on-line, influenciadores digitais têm exercido papel de destaque na apresentação de produtos novos e já existentes, com demonstrações práticas de uso e resultados que atingem um número cada vez maior de consumidores em potencial.

Para o público masculino, as lojas on-line se revelam um poderoso caminho de conexão direta, onde os produtos podem ser acessados de forma confortável, rápida e prática. Comentários sobre o uso dos produtos e seu resultado também são bem-vindos e ajudam na decisão final de compra. 

De acordo com os resultados da última pesquisa sobre o assunto desenvolvida pela Global Web Index, “Os consumidores do sexo masculino no Brasil estão mais interessados do que os do resto do mundo em produtos de cuidados e higiene pessoal, e mais propensos a comprar”.

Foto: iStock.com/miniseries

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