Informação para uma vida mais saudável, a farmácia e a importância do contato direto com o consumidor
Na atualidade, palavras como estresse, pressa, preocupação e cansaço fazem parte da rotina de todos. E a esse pacote, nada saudável, se unem alimentação pouco balanceada, horas de sono insuficientes e muita agitação mental. Equalizar todos esses pontos positivamente, incluindo espaço para uma boa rotina de alimentação, exercícios físicos e sono, tem sido um grande objetivo a ser alcançado para todos, principalmente para os que vivem nas grandes cidades.
Alguns produtos surgem no mercado para auxiliar nessa busca do equilíbrio, os Probióticos estão entre eles. Por definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) “Probióticos são microorganismos vivos e vitais capazes, uma vez ingeridos em quantidades adequadas, de exercer funções benéficas para o organismo”. Agindo em todo sistema digestivo, tem como função ajudar na prevenção de doenças e na manutenção de um intestino saudável, melhorando o sistema imunológico e proporcionando disposição e bem-estar.
Uma boa apresentação dos produtos, variedade nas marcas e uma equipe que possa transmitir informações de qualidade colocam a farmácia em lugar de destaque como agente de propagação da saúde e atendimento individualizado.
Os suplementos e sua importância
Alguns alimentos são ricos em probióticos naturais, uma rotina alimentar balanceada com a ingestão regular desses produtos também ajuda a garantir a absorção de micronutrientes, como minerais e vitaminas, importantes para o bom desempenho de todas as funções do corpo.
Para suplementação, importante para manter os níveis de ingestão diária, ajudar na recuperação da flora intestinal após o uso de antibióticos e promover alívio em caso de constipação, entre outras situações, produtos práticos e que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades já estão disponíveis, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e restaurar as boas bactérias presentes no corpo. Vale ressaltar a importância de sempre seguir as recomendações de um médico ou nutricionista para se obter melhores resultados, caso a caso.
Equilíbrio = Boa Saúde
Uma flora intestinal equilibrada promove um ambiente desfavorável para bactérias patogênicas, promovendo não só a saúde intestinal mas a saúde como um todo. “Melhorar a flora intestinal envolve adotar hábitos de vida saudáveis que promovam o equilíbrio das bactérias boas no intestino. Nesse processo, os probióticos podem ser um aliado fundamental e uma ferramenta importante, agindo como um dos principais repositores da flora intestinal”, Haleon.
Estudos apontam que cerca de 70% das células de defesa do corpo estão no trato gastrointestinal, e que até 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, também é produzida nessa região.
O equilíbrio da flora intestinal, também chamada de microbiota, literalmente se reflete na pele. “Vale dizer que qualquer coisa que afete a microbiota intestinal e cause disbiose (desequilíbrio da microbiota), irá afetar o corpo de forma sistêmica e, portanto, pode afetar a pele também. Quando há disbiose, há um comprometimento na absorção de macro e micronutrientes. Com isso, podem faltar vitaminas e minerais essenciais para o organismo e também para manter a pele saudável”, Sanofi.
Probióticos, uma breve visão do mercado
Conversamos com Andressa Campezato, da Biolab Farmacêutica, sobre o mercado de Probióticos e suas perspectivas de futuro.
Pesquisas apontam crescimento no mercado de Probióticos nos últimos anos. Qual a visão da Biolab sobre o assunto?
O mercado de probióticos está em expansão e tem se mostrado bastante promissor nos últimos anos. Podemos citar alguns motivos que justificam essa expansão, sendo: Cada vez mais consumidores estão optando por probióticos para cuidar e melhorar a saúde digestiva, além de tratar problemas como a síndrome do intestino irritável e outras condições gastrointestinais. Sabemos também que a Covid-19 despertou preocupações com a imunidade, expandindo a demanda por produtos que podem fortalecer o sistema imunológico.
E quais tendências e perspectivas se apresentam, a partir deste ponto, no segmento?
As tendências e perspectivas para os probióticos refletem um mercado dinâmico e em crescimento, com inovações constantes e possível mudança nos padrões de consumo. Além disso, os consumidores estão cada vez mais informados sobre os benefícios dos probióticos, o que impulsiona o mercado. Podemos citar também as diferentes formas farmacêuticas de produtos, ou seja, desde cápsulas e sachês, até gomas mastigáveis, o que proporciona ao consumidor uma maior adaptabilidade.
A indústria e a farmácia têm papel fundamental quanto à informação ao consumidor. Quais os próximos passos?
É bastante importante que as marcas mantenham a educação contínua e campanhas informativas para expandir ainda mais a conscientização. Acredita-se que os avanços tecnológicos permitirão o desenvolvimento de cepas probióticas mais eficazes e resistentes. Tecnologias de encapsulamento, por exemplo, melhorarão a estabilidade e a eficácia dos produtos. Não podemos deixar de mencionar a regulamentação, que está cada vez mais rigorosa para garantir a segurança e eficácia dos produtos probióticos.