Muito divulgado em campanhas de prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, conquista seu lugar e importância nas ações diárias de autocuidado
Uma das mais importantes armas contra as Arboviroses (doenças transmitidas através de mosquitos) são os Repelentes Tópicos, em forma de creme, loção, gel ou spray, aplicados diretamente sobre a pele. Com a função de afastar os mosquitos, e não matá-los, normalmente utilizam uma substância chamada DEET que atua diminuindo a percepção de odores dos mesmos, impedindo que reconheçam o cheiro que os atraem e os guiam para o ataque.
Ao todo, três tipos de ativos são igualmente aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), agem da mesma forma, mas são indicados para idades diferentes. O DEET e a Icaridina são indicados para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade e têm tempo de ação estimado entre 3 e 10 horas, dependendo da concentração do produto, que pode variar de 7% a 25%. O IR3535, substância hidratante que causa pouca irritabilidade, é indicado para gestantes e bebês a partir de 6 meses de vida, desde que com orientação médica.
Um estudo de análise de mercado desenvolvido e divulgado pela Mordor Intelligence prevê que o mercado de Repelentes deve crescer a um CAGR de 7,18% durante o período de previsão, até 2029. Análises do estudo revelaram que “espera-se que a crescente ameaça de doenças, como dengue, malária, chikungunya, zika e febre amarela aumente a demanda por repelentes de insetos durante o período de previsão. As iniciativas governamentais empreendidas para o controle de doenças, a crescente sensibilização para a saúde entre as pessoas e os custos acessíveis desses produtos são alguns dos principais fatores que deverão aumentar a procura”.
No primeiro trimestre do ano, auge do verão e período de férias, o aumento na demanda de Repelentes é real e presente em comparativos e pesquisas que abrangem dados levantados nos últimos 3 anos. Nesse mercado em ascensão, um novo passo está sendo acrescido à rotina de autocuidado, que soma a limpeza, hidratação e proteção solar, o uso diário de Repelentes, não só em viagens e férias, mas na rotina de quem vive nas grandes e pequenas cidades.
Praticidade e eficácia, ao ar livre, ou não
Campanhas de conscientização, altos índices de contaminação de doenças como a Dengue em várias regiões do país em períodos igualmente variados e a percepção do consumidor da importância da prevenção fizeram, como demonstrado em pesquisa realizada pela Kantar Group, o volume de unidades de Repelentes registrar alta de 27% em 2023, em comparação com o ano anterior.
Um aumento tão significativo trouxe novas demandas do consumidor em relação aos produtos e seu uso. Diego Tognonato Pamplona, Gerente de Marketing de OTC da Eurofarma destaca que “a Eurofarma tem a preocupação de oferecer aos usuários dos nossos produtos da linha OAZ conforto e praticidade. Tratando especificamente da nossa linha de Repelentes, além da segurança e eficácia na proteção contra insetos que transmitem doenças, nossas formulações focam em fácil aplicação (espalhabilidade), rápida absorção e ação prolongada de até 10h de proteção. Além dos Repelentes “puros”, lançamos as versões com proteção solar, com FPS30 e FPS60, permitindo que os consumidores desfrutem de atividades ao ar livre sem preocupações”.
Eduardo Bezerra, Gerente de Gerencia-mento por Categoria e Shopper Insights da Reckitt Hygiene Comercial, aponta que “sim, este é um mercado em crescimento, impulsionado pelo clima quente, que é um fator cada vez mais presente, e pela procura de produtos que ofereçam alta eficácia e proteção prolongada. O mercado de Repelentes cresceu em duplo dígito em relação ao ano anterior. Reforçamos sempre a importância de incluir os Repelentes como parte essencial da rotina durante o verão, especialmente em ocasiões de alta exposição, como festas e blocos de Carnaval. A linha de produtos de SBP é desenvolvida para oferecer proteção eficaz contra mosquitos que transmitem doenças, com variados formatos e fórmulas que atendem diferentes preferências, oferecendo conforto e praticidade para o consumidor”.
Um mercado promissor, com novas demandas
O sensível aumento no número de consumidores e os canais abertos de comunicação, que podem ser digitais, quando pensamos em redes sociais, e presenciais, quando falamos sobre o atendimento direto ao consumidor nas lojas físicas, ocasionou novas necessidades e expectativas quanto à eficácia e a utilização dos Repelentes disponíveis para venda.
“Sim, o aumento da conscientização sobre doenças como dengue, zika e chikungunya tem levado os Repelentes a serem cada vez mais reconhecidos como itens indispensáveis no dia a dia dos brasileiros – em especial durante temporadas de calor e nas épocas de maior incidência de chuvas, quando aumentam os casos e é comum perceber um crescimento da busca pelo produto. Para a marca, a criação de campanhas sazonais, combinadas com uma estratégia de abastecimento reforçada junto aos nossos parceiros comerciais e uma comunicação direta com o público por meio de ações sociais como o “Juntos Contra o Mosquito”, têm um impacto direto e positivo nas vendas da categoria nesses períodos”, explica Eduardo Bezerra, da Reckitt.
Dentre as novas expectativas, aliar Repe-lente e Protetor Solar em um só produto é uma das principais demandas percebida pela Eurofarma, conforme nos explica Diego Tognonato Pamplona: “a união de repelente e protetor solar em um único produto é uma demanda que temos percebido entre os consumidores. Essa necessidade reflete a busca por conveniência e eficiência, especialmente em épocas de calor intenso, onde as pessoas desejam produtos que simplifiquem suas rotinas de cuidado pessoal. A Eurofarma está atenta e, atendendo essa necessidade do consumidor, lançou suas versões com FPS30 e FPS60, investindo em inovações que atendem às expectativas dos consumidores, oferecendo soluções práticas e eficazes”.
Vendas sazonais, no radar da farmácia
O primeiro trimestre do ano tem se revelado um momento especial, aproveitando a sazonalidade para impulsionar as vendas de produtos muito procurados e utilizados no período. Para Eduardo Bezerra, da Reckitt, “a sazonalidade tem um impacto direto nas vendas de Repelentes, que alcançam seu pico entre o final do quarto trimestre e o primeiro trimestre do ano seguinte, quando o calor e as chuvas aumentam a proliferação de mosquitos. O canal pharma é essencial nesse cenário, concentrando 70% das vendas do segmento de repelentes corporais e sendo reconhecido como um espaço de confiança e conveniência para os consumidores. Na hora da compra, os fatores que mais pesam são a eficácia do produto, o tempo de proteção oferecido, a facilidade de aplicação e o reconhecimento da marca”.
Quando falamos em sazonalidade, Diego Tognonato Pamplona, da Eurofarma, ressalta que “a sazonalidade tem um impacto notável nas vendas de Repelentes, especialmente no primeiro trimestre do ano, quando as temperaturas aumentam e as atividades ao ar livre se intensificam. Os principais fatores de atratividade na hora da compra são: tempo de duração, perfil de segurança (testes dermatológicos), no caso infantil a idade mínima para uso e atratividade visual das embalagens, e a proximidade de eventos festivos, que influenciam diretamente a decisão de compra do consumidor. Além disso, a comunicação sobre a importância da proteção e a disponibilidade de produtos em farmácias também desempenham um papel crucial na escolha dos consumidores, que buscam soluções que garantam segurança e conforto durante suas atividades ao ar livre. Com certeza estamos muito de olho nisso para este verão”.
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