Na farmácia, um espaço de autoestima e saúde, higiene e bem-estar, cores e sabores. Sorria!
A saúde bucal, ou ter uma boca saudável, vai muito além de dentes bem cuidados e lábios hidratados. A boca, responsável pela mastigação, é o ponto de partida para uma digestão eficaz dos alimentos e uma melhor absorção de nutrientes, aspecto fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo. Falar, saborear e transmitir emoções são outras funções muito importantes, que impactam diretamente na autoestima e na capacidade de se relacionar de todas as pessoas.
Produtos como a tradicional dupla escova de dentes e creme dental se aliam a uma grande variedade de outros itens e ganham novas roupagens e funções específicas. Pesquisa e tecnologia garantem cremes dentais que ajudam a combater problemas como cáries, gengivite e sensibilidade, enxaguantes bucais bactericidas e fixadores de próteses dentárias que oferecem conforto e segurança.
Na farmácia, transformar o ato corriqueiro de escovar os dentes em algo que tenha a relevância que merece garante melhores vendas, estimula o consumidor a experimentar novos produtos e abre um novo e promissor leque de negócios.
No Brasil, os números do mercado de Oral Care
O mercado de Oral Care, ou dos produtos ligados à higiene bucal, oferece números muito relevantes nas pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. Um dado interessante é que, de acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), o número de cirurgiões-dentistas com registro na entidade já ultrapassou os 400 mil profissionais, com 27% deles atuando só no estado de São Paulo. Quanto ao mercado mundial, em pesquisa feita pelo Euromonitor Internacional, o Brasil tem o maior número de cirurgiões-dentistas, com quase 15% dos profissionais do mundo atuando por aqui.
No que se refere as perspectivas de crescimento anual no Brasil, a projeção obtida pela empresa de pesquisas Mordor Intelligence no último relatório referente a categoria divulgado, é uma taxa de crescimento de 6,32% ao ano, até o ano de 2026. Considerando que as vendas nas farmácias de produtos ligados a higiene bucal representam em torno de 40% das vendas totais no país, não podemos ignorar a importância desse mercado forte e em expansão, e de um consumidor cada vez mais atento a sua importância.
Na farmácia, um caminho de descobertas
Transformar a experiência de compra em algo simples, didático e lúdico requer atenção ao espaço e aos produtos expostos. No caso específico de produtos ligados a linha de Oral Care a variedade de marcas, o destaque para as características especiais de cada item e a venda conjunta de produtos que oferecem uma rotina de tratamento completa são, sem dúvida, pontos a serem observados.
Escova de dentes e creme dental são os itens básicos, estima-se que utilizados em cerca de 90% dos lares brasileiros. Escolher o mix ideal, sempre com base nas expectativas do shopper, garante poder de escolha e dá suporte às suas variadas necessidades. Também fazem parte desse pacote fios e fitas dentais e enxaguante bucal, indicados por dentistas para uma rotina de higiene completa e cada vez mais integrados na rotina das famílias.
Itens que compõem as linhas mais básicas e de alta rotatividade apresentam melhores resultados de venda se agrupados, facilitando a comparação de embalagem, sabor e preços oferecidos. Comunicação visual desenvolvida para tornar promoções bem visíveis podem influenciar a escolha do shopper, assim como kits contendo dois ou mais produtos podem otimizar a compra e facilitar a introdução de um novo produto na rotina diária, criando um novo hábito de consumo.
Produtos de linhas especiais, com propriedades específicas como combate a sensibilidade, gengivite ou com ação branqueadora, se sobressaem se agrupados no alto da gôndola, que é tido sempre como um local para produtos de destaque. Produtos infantis devem ficar na altura dos olhos dos pequenos, que interferem diretamente na compra dos adultos, com destaque aos produtos licenciados com personagens que habitam no universo infantil, e que podem servir como estímulo ao uso e a hábitos saudáveis.
Fixadores e itens para limpeza de próteses dentárias também fazem parte e podem ser vistos como produtos complementares desse grupo, assim como produtos específicos para higiene bucal de bebês. Boa iluminação, circulação confortável e sinalização eficiente tornam a jornada de compras muito mais informativa e coerente, estimulando novas compras e novas descobertas.
Saúde bucal ao alcance de todos
Ações sociais e governamentais se mobilizam para que os cuidados com a saúde bucal estejam disponíveis para todos, em todo país. Alíquotas de imposto menores são apontadas como um caminho. Conversamos com João Carlos Basílio, presidente executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que nos ajuda a entender a importância dessa ação.
Como a diminuição da alíquota de impostos pode melhorar o acesso aos produtos de higiene pessoal?
Com a promulgação da reforma tributária no final de 2023, cresce o debate sobre quais segmentos são socialmente mais relevantes e poderiam, por meio de Lei Complementar, ficar isentos ou ter redução de carga tributária em categorias de produtos considerados essenciais, impactando de forma positiva o acesso dos brasileiros aos produtos de maior necessidade. Uma das condições aprovadas na reforma tributária é a desoneração total da “cesta básica nacional de alimentos destinados ao consumo humano”, bem como a redução de 60% nas alíquotas dos impostos incidentes sobre o consumo de produtos e serviços essenciais, dentre eles, os produtos de limpeza e de higiene pessoal consumidos por famílias de baixa renda. No caso dos produtos de higiene pessoal, podem ser encontrados, dentre outros, os sabonetes, os dentifrícios e as escovas dentais.
E, portanto, essa mudança impacta diretamente na saúde bucal da população?
Dados mostram que boa parte dos brasileiros ainda têm pouco acesso à higiene bucal adequada e para possibilitar o acesso a pessoas de baixa renda, mexer na tributação do conjunto de produtos que promovem a manutenção da saúde bucal é indispensável. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a proporção de adultos que usavam escova de dentes, pasta de dente e fio dental era 63,0%. Considerando os níveis de escolarização, apenas 38,5% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto tinham esse hábito, enquanto esse percentual foi de 88,6% entre as pessoas com nível superior completo.
Qual o próximo passo para que a saúde bucal seja mais acessível através dessa redução de impostos?
A Emenda Constitucional da reforma tributária aprovada em dezembro de 2023, abriu a possibilidade de alíquotas reduzidas em 60% ou de não se cobrar impostos sobre produtos como certos medicamentos, dispositivos de acessibilidade e saúde menstrual. A lista fechada dos produtos com tributação mais baixa dependerá de lei complementar, que regulamentará o tema ainda este ano.
Fica claro que a saúde bucal não pode ficar de fora, pois ela impacta na saúde integral e na qualidade de vida das pessoas, com reflexos na sociedade como um todo. A redução da carga tributária de cremes dentais, fios dentais, escovas de dentes e enxaguatórios bucais possibilitaria a milhões de brasileiros, o acesso à manutenção da saúde bucal, com implicações positivas diretas em aspectos sociais e na saúde pública.