Especialista no cuidado à saúde
Por ser um profissional que está em constante contato com a população, o farmacêutico tem um papel fundamental frente às responsabilidades de saúde pública
No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde – uma data significativa para os profissionais da área. Afinal, o principal objetivo da data é chamar a atenção para temas específicos da saúde, considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cada ano, a OMS escolhe um tema central, muitas vezes relacionado a desafios globais de saúde, e desenvolve campanhas, eventos e iniciativas para envolver governos, profissionais de saúde, organizações não governamentais e a população em geral.
Para além das campanhas anuais específicas, é preciso promover acesso constante a informações corretas acerca das diversas doenças e condições de saúde. Por isso, quando falamos sobre o tema e sobre a data, não podemos deixar de ressaltar o papel fundamental dos farmacêuticos, que desempenham uma função insubstituível na linha de frente do cuidado com os pacientes e na promoção de práticas medicamentosas seguras e eficazes.
Por estar neste contato direto com a população brasileira, os profissionais da farmácia devem fornecer informações importantes não apenas sobre os medicamentos e seus efeitos colaterais, mas sobre diversas questões que dizem respeito à saúde – seja reforçando sobre a necessidade de acompanhamento médico, seja trazendo informações sobre doenças específicas.
Sim, cabe ao profissional garantir que os pacientes compreendam e sigam corretamente as prescrições médicas. Mas o farmacêutico também deve estar preparado para oferecer aconselhamento personalizado, sanando as dúvidas sempre que possível.
Além de auxiliar no tratamento às doenças e no aconselhamento, os profissionais da farmácia devem incentivar campanhas de prevenção: de vacinação, de hábitos de vida saudável, de rastreamento de condições crônicas, de doenças altamente incidentes na população, etc.
Você pode acompanhar o tema de 2024 por meio do site oficial da OMS e promover campanhas específicas na sua farmácia em relação ao que foi proposto pela Organização para este ano.