Pesquisa e inovação ampliam as possibilidades em medicamentos, oferecendo liberdade para as pessoas fazerem escolhas informadas e responsáveis sobre suas vidas reprodutivas.

Foto: iStock.com/JLco – Julia Amaral

A Saúde Reprodutiva é um assunto sério e abrangente, com grande impacto na vida das pessoas. O Planejamento Familiar, que consiste na decisão pessoal sobre ter ou não filhos e quando tê-los, tem impacto direto na saúde física e mental da mãe e do bebê, assim como consequências socioeconômicas graves, como abandono escolar, redução de oportunidades no mercado de trabalho e dificuldade de estabelecer vínculos afetivos, principalmente quando nos referimos às altas taxas de gravidez na adolescência presentes no país.

De acordo com o Ipfam (Instituto Planejamento Familiar), pesquisas apontam que 55% dos casos de gravidez acontecem sem nenhum planejamento e 20% da população não usa qualquer método contraceptivo no Brasil. Campanhas de conscientização e ações do Ministério da Saúde traçam novos caminhos para tornar o uso dos Métodos Contraceptivos mais acessíveis e adequados a cada pessoa e sua fase de vida.

Informação e acolhimento se revelam armas poderosas e envolvem todo o sistema de saúde. Orientações médicas são fundamentais para que a escolha do método seja realmente assertiva e leve em consideração elementos individuais importantes como idade, estilo de vida e histórico médico. Ações que tenham como objetivo informar e apresentar produtos ao consumidor fazem da farmácia um centro de cuidado e orientação, estreitando a comunicação e assumindo a sua posição como fonte confiável de saúde e bem-estar.

Contraceptivos, os métodos mais utilizados

São diversas as opções quando falamos em Métodos Contraceptivos, todos importantes e adequados a cada caso e necessidade. Entre eles estão: pílulas orais, dispositivos intrauterinos, anéis vaginais, implantes subdérmicos, adesivos cutâneos e preservativos femininos e masculinos.

No Brasil, pesquisas apontam que os métodos mais utilizados são a pílula oral, pela praticidade e o elevado índice de confiabilidade, e os preservativos masculinos, um método de barreira eficaz e que também previne as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Preservativos Femininos também são eficazes na prevenção de ISTs, mas seu uso ainda revela baixa adesão.

A pílula oral, amplamente divulgada e popular entre as mulheres, se modernizou muito nos últimos 20 anos. Formulações com dosagens mais baixas e novas combinações hormonais chegam com perfis de segurança e efeitos colaterais aprimorados, evoluindo em direção a um cuidado individualizado e seguro para as mulheres. Versões mais modernas, as pílulas que contêm apenas progestagênio surgem como uma alternativa interessante para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênio. 

Destaque da Hypera Pharma, “o novo método contraceptivo apresentado pela Mantecorp Farmasa é chamado de Ammy, um contraceptivo composto por Drospirenona isolada, podendo ser utilizado com importante segurança contraceptiva por adolescentes a partir dos 16 anos e lactantes 21 dias após o parto. Ammy também não tem atividade estrogênica, glicocorticoide e anti-glicocorticoide, fornecendo à Drospirenona um perfil farmacológico muito próximo ao hormônio natural progesterona”.

Saúde reprodutiva e informação, na farmácia!

Oferecer orientação sobre métodos contraceptivos e prevenção de ISTs pode reduzir as barreiras a produtos que podem garantir a autonomia e o planejamento familiar de toda a comunidade. A farmácia se torna um ponto muito importante principalmente em locais mais distantes das redes de saúde, e podem oferecer um ambiente de acolhimento para tirar dúvidas e diminuir algum tipo de constrangimento associado ao tema.

Dados obtidos em pesquisa desenvolvida pela Mordor Intelligence apontam que “o mercado de preservativos deverá crescer a um CAGR de 8,20% até 2029. As taxas crescentes de adoção de produtos contraceptivos entre os consumidores, impulsionada por iniciativas governamentais e programas abrangentes, também aumentam a procura de preservativos. A introdução de novos produtos, embalagens inovadoras e aumento das ações de marketing são alguns dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado”.

Com grande representatividade no mercado, a Reckitt Brasil destaca que “as farmácias assumiram um papel estratégico. Estamos falando de um importante canal para esse acesso, uma vez que, segundo dados de pesquisa realizada pela MC15, 92% dos consumidores reconhecem as farmácias como um canal de compras para itens de sexual wellness, 89% planejam suas compras de preservativos e 16% passam pelo corredor da categoria no PDV. Pensando no futuro, o setor farmacêutico tem a oportunidade de liderar uma transformação nesse campo, oferecendo um sortimento mais assertivo de produtos de forma a quebrar tabus e furar uma bolha que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas”.

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