orpo e mente alinhados, com o objetivo de gerir as adversidades diárias, tem posição de destaque quando o assunto é saúde. Em toda a cadeia farmacêutica, as soluções surgem com inovação, suporte e informação.

Foto: iStock.com/AntonioGuillem

A busca do ideal de realmente ser um indivíduo saudável parte do desafio de conquistar e obter o equilíbrio entre três pilares principais: bem-estar físico, bem-estar mental e bem-estar social. Considerar a saúde de uma forma mais ampla expõe, de forma muito mais clara, a importância de equalizar esses três pontos, criando assim uma base sólida de saúde.

Assunto bastante discutido atualmente, principalmente quando nos referimos às pessoas que vivem em grandes centros e tem sua rotina diária intensa composta de atividades profissionais, pessoais e sociais, a Saúde Mental é “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com o estresse da vida, desenvolver suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a comunidade”, explica a OMS (Organização Mundial da Saúde), que definiu o dia 10 de Outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental.

A organização ressalta ainda a importância de salientar que o conceito de Saúde Mental não se restringe a ausência de transtornos mentais, estando muito mais ligada ao equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com os desafios de modo positivo, construindo uma vida plena e participativa. Pessoas que apresentam quadros de ansiedade ou depressão, definidos como transtornos mentais, podem construir e manter uma boa Saúde Mental através de tratamento e apoio adequados a cada situação.

Atentos às mudanças e necessidades atuais, toda cadeia farmacêutica desempenha papel importante, desde a indústria com a elaboração de medicamentos adequados, até a farmácia com o acolhimento e suporte aos pacientes, todos em busca de oferecer qualidade de vida, bem-estar e informação, tornando o uso de medicamentos cada vez mais seguro e eficaz.

Os componentes da Saúde Mental Positiva

Ter uma postura positiva diante de momentos estressantes, períodos desafiadores de mudança ou de grande instabilidade emocional aumenta a capacidade de solucionar situações, melhora relacionamentos interpessoais e ajuda a superar as adversidades de forma resiliente, sem se deixar dominar pelo estresse. De acordo com estudos e pesquisas, adotar essa postura positiva interfere diretamente na saúde física, evitando que haja um impacto direto nos sistemas imunológico, endócrino e nervoso, assim como outras manifestações físicas como problemas digestivos, perturbação do sono e doenças ligadas à pressão arterial e frequência cardíaca.

O conceito de Saúde Mental Positiva aponta alguns objetivos a serem trabalhados na busca de uma mente plena e saudável, onde o auxílio profissional, medicação adequada, atividade física, alimentação equilibrada, bom sono e relacionamentos harmoniosos auxiliam e apresentam ótimos resultados em sua construção. São eles:

● Desempenho: ser capaz de usar as próprias habilidades e realizar tarefas adequadamente.

● Resiliência: Capacidade de lidar com os momentos de estresse e os desafios da vida, com otimismo e flexibilidade.

● Socialização: habilidade para construir relações sociais saudáveis e contribuir para a comunidade.

Inteligência Emocional: capacidade de reconhecer, expressar e gerir as próprias emoções, bem como ter empatia pelos outros.

Suplementos e Vitaminas, energia e vitalidade

O sucesso na busca da Saúde Mental está ligado diretamente ao equilíbrio do corpo e da mente. Adotar práticas de alimentação saudável é fundamental, tendo nos suplementos alimentares um grande aliado na obtenção da energia necessária para o bom funcionamento do sistema imune, saúde neuromuscular e metabolismo energético.

“Mesmo sem perceber, muitos brasileiros não consomem a quantidade ideal de nutrientes ao longo do dia, o que não é apenas uma questão de ‘comer bem’, mas sim de saúde e funcionamento celular. As consequências dessa lacuna nutricional são muitas vezes silenciosas, mas perigosas. A curto prazo, é possível sentir fadiga constante, dificuldade de concentração, baixa imunidade e uma maior propensão a infecções”, explica o Dr. Augusto Vieira, líder médico da divisão de Consumer Health da Bayer Brasil.

Como inovação, Lizbeth Sandoval, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil ressalta, “sabemos da correria do dia a dia do brasileiro, que a cada momento exige o máximo da pessoa. Seja na dupla jornada de trabalho, nos desafios da maternidade ou no cuidado incansável com a família, a energia pode parecer simplesmente sumir. Por isso, o Novo Redoxon Energy foi pensado e desenvolvido para dar o impulso de energia natural que as pessoas precisam e para que, no fim, elas tenham energia para fazer o que gostam”.

Qualidade do Sono, efeito restaurador na saúde

Segundo dados levantados pela Isma-Br (International Stress Management Association Brasil) 32% dos trabalhadores brasileiros apresentam níveis de estresse extremamente elevados, sendo este um dos primeiros sinais do desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Os últimos números divulgados pela OMS revelam que 9,3% da população brasileira apresenta algum tipo de distúrbio ligado diretamente à ansiedade.

Uma noite de sono tranquilo e reparador é um ponto fundamental na Saúde Mental, onde ocorrem processos essenciais para a recuperação completa do corpo e da mente. Na prevenção da ansiedade, uma boa noite de sono permite que o cérebro se recupere e o sistema nervoso se regenere, regulando as emoções e diminuindo os sentimentos negativos e a irritabilidade. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que distúrbios do sono afetam, aproximadamente, 70% dos brasileiros, que apresentam principalmente problemas relacionados à insônia. Ao mesmo tempo, dados da ABS (Associação Brasileira do Sono) recomendam que adultos durmam de 7 a 9 horas por noite, para uma boa manutenção do sono, o que não acontece com 60% dos trabalhadores ativos no Brasil, de acordo com a pesquisa.

Nas farmácias, opções de medicamentos formulados para melhorar a qualidade do sono estão a disposição, sendo recomendada a orientação de um nutricionista ou médico para maior eficácia nos resultados. Entre os fitoterápicos, medicamentos produzidos a partir de matéria-prima vegetal, “Maracugina Passiflora é um medicamento fitoterápico que auxilia no alívio da ansiedade, irritação, agitação e insônia. Não vicia, prolonga o período de sono, possui extrato das flores e folhas do maracujá e produz efeito sedativo”, ressalta a Hypera Pharma. Destaque também para a Maracugina Melatonina + Triptofano, um suplemento alimentar que contribui para a manutenção do sono, auxilia no bem-estar, é um produto zero açúcares e fonte de vitaminas B3, B6 e Magnésio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *