Estudos apontam novos caminhos no combate a obesidade. Inovação, na farmácia!
Apontado como um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos meses, medicamentos indicados para o combate a obesidade e o sobrepeso aparecem com grande destaque nos sites de pesquisa e em comentários nas redes sociais.
Aprovados nos Estados Unidos pela FDA (Food and Drug Administration) são comercializados por lá há alguns anos e com a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passam a ter o direito de comercialização aqui no Brasil, em todo território nacional. Os medicamentos Ozempic e Wegovy, ambos da Novo Nordisk, já estão disponíveis nas farmácias, o Mounjaro, da Eli Lilly, ainda não tem data definida para o início de vendas no Brasil, apesar de já ter a aprovação.
No Brasil, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, 1 em cada 4 adultos (aproximadamente 24,3% da população) são obesos. O Atlas Mundial da Obesidade de 2024 prevê que, até 2035, a obesidade e o sobrepeso devem atingir metade das crianças e adolescentes brasileiros. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) resulta em 30 ou mais, fato que aumenta a possibilidade de problemas de saúde graves.
Novas descobertas abrem caminho para tratamentos mais eficazes em medicamentos compostos por pesquisa, estudos clínicos e muita tecnologia. Explore esse novo mercado, na farmácia.
Cientistas trabalhando pela saúde
Pesquisas e testes clínicos levaram duas das mais conceituadas empresas do mundo a caminhos diferentes buscando o mesmo fim. São duas substâncias, a Semaglutida e a Tirzepatida, apresentando resultados muito satisfatórios quanto a seus objetivos. Mas, quais as principais diferenças?
A Novo Nordisk, responsável pelo desenvolvimento do Wegovy® nos esclarece: “A Semaglutida 2,4 mg é uma substância que pertence à classe dos análogos de GLP-1, um hormônio produzido pelo nosso corpo, principalmente no intestino. Nosso medicamento é 94% semelhante ao hormônio que produzimos. Então, o medicamento atua em uma área do cérebro chamada hipotálamo, que é responsável por regular o apetite, levando a uma redução da fome e aumento da saciedade. Em outras palavras, o paciente tem menos desejo de comer e se satisfaz rapidamente com pequenas quantidades de comida. Isso, combinado com uma dieta saudável e equilibrada e atividade física regular, promove uma maior perda de peso”.
No caso da Tirzepatida, que ainda não foi lançada no Brasil, a dra. Priscila Sales Barroso, médica endocrinologista e Gerente Médica de Cardiometabolismo da Eli Lilly do Brasil, explica que “o Mounjaro é um medicamento que representa uma nova classe terapêutica para o tratamento do diabetes tipo 2, sendo a primeira e única medicação aprovada capaz de atuar nos receptores dos dois hormônios incretínicos. Ou seja, seu mecanismo de ação é imitar esses hormônios naturais (GIP e GLP-1) que são secretados pelo intestino após as refeições. Estudos identificaram que o GIP contribui para a redução da ingestão de alimentos e para o aumento do gasto energético, resultando em reduções de peso e, quando combinado com o GLP-1, pode resultar em maiores efeitos no controle da glicose no sangue e na redução do peso corporal. No Brasil, a Tirzepatida recebeu a aprovação da Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2 e aguardamos a aprovação regulatória para o tratamento da obesidade. É importante reforçar a importância que o tratamento seja prescrito e acompanhado por um profissional de saúde e não endossamos ou apoiamos sua utilização off label, ou seja, em desacordo com a bula”.
Novos tratamentos, um mercado em expansão
Hábitos, comportamento, estilo de vida, incidem diretamente na saúde e bem-
estar de todos, em grandes centros ou em pequenas cidades. O elo formado entre pacientes e corpo médico é uma das molas que impulsionam a pesquisa e a indústria, sempre atentos às necessidades da população.
Sobre esse mercado, em constante movimento, a dra. Priscila Sales Barroso, da Eli Lilly, destaca que “sabemos as necessidades não atendidas das pessoas que vivem com doenças metabólicas em todo o mundo e, por isso, continuamos a nos esforçar para maximizar o número de pacientes que podemos ajudar com nossos medicamentos. Por isso, seguimos trabalhando em busca de novas opções terapêuticas para esses pacientes. Investimos 27% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e, hoje, 40% do nosso pipeline de moléculas em desenvolvimento está voltado para a área de metabolismo. O mercado brasileiro é de suma relevância e, este ano, completamos 80 anos no país com objetivo de continuar trazendo novos medicamentos inovadores e mais estudos clínicos para o país. Atualmente, temos mais de 12 estudos clínicos sendo realizados aqui no Brasil com três moléculas para tratar a obesidade, impactando quase 4.000 pacientes brasileiros”.
No Brasil, o mercado de medicamentos contra a obesidade apresenta índices de crescimento e a Novo Nordisk ressalta, considerando os movimentos de mercado e perfil consumidor, que “o mercado de medicamentos contra a obesidade no Brasil mostra sinais claros de crescimento para os próximos anos, conforme os dados mais recentes da IQVIA Brasil. Esse crescimento é impulsionado por uma maior conscientização sobre a obesidade como uma condição de saúde grave que requer tratamento médico, além do aumento do número de pessoas buscando soluções eficazes para o controle de peso”.
Obesidade entre crianças e adolescentes
A obesidade entre crianças e adolescentes já é tida como uma preocupação de saúde pública no Brasil. O aumento de casos nos últimos anos pede atenção e conduta responsável, principalmente para evitar o surgimento de comorbidades associadas.
O medicamento da Novo Nordisk também é indicado para adolescentes acima de 12 anos com obesidade e peso corporal superior a 60 kg, e sobre esse assunto a empresa destaca que “o mundo hoje vive um quadro de epidemia de obesidade, e não é diferente entre crianças e adolescentes. Em um cenário alarmante, a chegada de novos medicamentos representa uma ferramenta importante para enfrentar essa crise de saúde pública, oferecendo uma nova opção de tratamento para jovens que precisam de intervenções além das mudanças no estilo de vida”.
Na visão da dra. Priscila Sales Barroso, da Eli Lilly, “a obesidade é uma doença crônica que necessita de tratamento eficaz de longo prazo, assim como qualquer outra condição crônica. Mas o que realmente acontece é que a doença é percebida como uma escolha de estilo de vida, algo que os próprios pacientes deveriam ser capazes de resolver sozinhos. Sem dúvida precisamos pensar em um tratamento multidisciplinar que ajude não apenas a criança, mas toda a família, a mudarem hábitos de alimentação, atividade física, etc. Temos o estudo Surmount-Adolescents que está em andamento e avaliará a segurança e eficácia da Tirzepatida em adolescentes de 12 a 17 anos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, mas ainda não há previsão de quando essa indicação será incluída em bula. Não endossamos ou apoiamos a utilização off label, ou seja, em desacordo com a bula e reforçamos a necessidade do acompanhamento de um profissional de saúde”.
A farmácia como propagador de saúde
A importância da farmácia na condução de boas práticas e no atendimento humanizado da população é destacada pela indústria, e se reforça como um elo significativo nas relações estabelecidas. Informação e individualização nos atendimentos são pontos fortes na busca de uma interação real com a sociedade.
A dra. Priscila Sales Barroso, da Eli Lilly, destaca que “acredita que as farmácias são essenciais para levar mais saúde e cuidado para a população. Elas se tornaram verdadeiros hubs de saúde, pois os serviços que encontramos não se limitam apenas a compra de medicamentos, mas também incluem serviços importantes para a população como monitoramento da pressão arterial e nível de açúcar no sangue. Levar informação de qualidade para os farmacêuticos é o melhor caminho para estabelecer uma relação de confiança entre a sociedade e diversos setores. Por isso, acreditamos cada vez mais que fomentar o conhecimento, com informações embasadas e linguagens e formatos acessíveis, são de extrema relevância para levarmos conhecimento para mais pessoas, sempre em conformidade com a regulação vigente”.
Para a Novo Nordisk, um dos pontos fundamentais é a comunicação direta com os pacientes e “o papel crucial na disseminação de informações sobre novos tratamentos. Para fortalecer essa comunicação entre a indústria, farmácias e consumidores, a empresa investe em programas de treinamento contínuo para farmacêuticos, fornecendo materiais educativos detalhados e criando plataformas de interação direta com os pacientes. Essas iniciativas não apenas capacitam os profissionais de farmácia para fornecer orientações precisas sobre o uso correto dos medicamentos, mas também promovem um ambiente de confiança e segurança para os pacientes. Ao alinhar a comunicação com as melhores práticas de farmacovigilância e ética, a Novo Nordisk assegura que os tratamentos sejam utilizados de forma eficaz e responsável, sempre em parceria com a orientação médica. As farmácias também desempenham um papel importante em campanhas de conscientização sobre doenças, como a obesidade e outras condições de saúde. Essa abordagem diversificada ajuda a alcançar um público mais amplo e a promover a conscientização sobre as doenças, seus riscos e as opções de tratamento disponíveis.
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