Neste inverno, explore um mercado em franco crescimento que abre novos horizontes e une ciência, tecnologia, beleza e farmácia!

Por definição, os cosméticos são produtos utilizados para tratar e/ou valorizar a aparência, que agem na epiderme, a camada mais superficial da pele, e que demonstram resultados imediatos, mas na maioria das vezes momentâneos. Apesar de toda pesquisa e tecnologia envolvida em sua formulação, ela não possui ingredientes ativos na sua composição e nesta gama de produtos se destacam os diversos tipos de maquiagem, hidratantes corporais, demaquilantes e loções de limpeza.

O surgimento de algumas demandas de prevenção e tratamento nos consultórios de dermatologia nas últimas décadas, desencadeou uma série de pesquisas e uso de tecnologia que somaram aos cosméticos ativos dermatológicos, levando os produtos às camadas mais profundas da pele. Com atividade terapêutica, os dermocosméticos podem ser utilizados em diversos tratamentos dermatológicos como manchas na pele, redução da flacidez e cicatrizes de acne, com resultados muito eficientes e de longa duração. Com foco na saúde, e também na beleza, esses produtos passam por diversos testes e certificações e devem ser utilizados sob a supervisão de um dermatologista.

Com a chegada da estação mais fria e seca do ano, um caminho eficiente para um rosto radiante é o uso combinado de dermocosméticos e cosméticos, pele tratada e fresca com produtos indicados especificamente para cada tipo de pele e um toque de maquiagem, cor e luz todos os dias.

Skincare, a busca de uma pele suave e saudável

O conceito de skincare, cuidado com a pele na tradução literal, é o conjunto de práticas utilizadas para alcançar uma pele saudável e prevenir os efeitos do envelhecimento. Alimentação e consumo adequado de água, cuidados na exposição ao frio, vento e ao sol intenso e o uso de produtos formulados especialmente para cada necessidade são os pilares dessa busca da saúde e da beleza. 

No Brasil, consumidores estão cada vez mais adeptos ao uso dos dermocosméticos, principalmente pela eficácia de suas formulações mais complexas e individualizadas. O trabalho integrado de cientistas, dermatologistas, indústria e a demanda do mercado levou o Brasil a assumir a liderança no mundo na venda de dermocosméticos em farmácias, fato de indiscutível relevância. Em um movimento crescente, o Brasil chegou a marca de R$124,5 bilhões em vendas em 2021, somando cosméticos, dermocosméticos e itens de higiene pessoal, podendo alcançar a marca de R$130 bilhões em 2026, dados levantados pelo portal de estatística Statista. 

Em levantamento da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais lançam produtos na área e a quarta posição entre os países que mais consomem produtos de beleza. O aumento significativo também advém das rotinas diárias de cuidados com a pele e nas ações anti-idade, amplamente divulgadas nas campanhas de marketing e divulgação das grandes empresas que atuam neste mercado.

Com embalagens elaboradas e de grande apelo comercial, agrupar as marcas de forma vertical, de modo claro e organizado, com variedade e em gôndolas iluminadas e bem localizadas faz toda diferença.

Tipos de pele e suas características

Pele Normal: equilibra os níveis de oleosidade apresentando uma textura suave e uniforme.

Pele Oleosa: com brilho intenso principalmente na chamada zona T (testa, nariz e queixo).

Pele Seca: sem brilho, pode apresentar descamação e vermelhidão.

Pele Mista: normalmente oleosa na zona T e seca nas demais regiões do rosto.

Pele Sensível: muito suscetível as mudanças do clima e a fatores que possam desencadear alergias e descamação.

Inverno + pele saudável = rotina de skincare

Definir uma rotina de cuidados com a pele pode ser mais simples do que se imagina, sempre levando em consideração as necessidades individuais, as atividades diárias e o local em que se vive. Locais onde o inverno se apresenta mais intenso, grandes centros com alto volume de poluição e atividades que exijam grande exposição ao sol são elementos determinantes para definir uma boa rotina.

A partir das definição do tipo de pele, três ações são fundamentais e devem constar em qualquer rotina de skincare. São elas: limpeza facial, hidratação e proteção solar. Vale ressaltar que as rotinas são diárias, e para um melhor resultado esse detalhe deve ser bem observado. Produtos específicos para cada tipo de pele estão a disposição no mercado de dermocosméticos e ajudam, de forma eficaz, a equilibrar os níveis de oleosidade da pele de forma adequada a cada caso.

O leque é amplo e envolve cremes, gel, sabonete facial e séruns, que podem conter ativos como ácido hialurônico, ácido salicílico, água micelar, manteiga de karité e glicerina, entre muitos outros.

Dermocosméticos e algumas áreas de atuação

Antioxidantes: previnem o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres.

Adstringentes: utilizados para combater a oleosidade, agem limpando profundamente a pele e reduzindo os poros.

Clareadores: indicados para o tratamento de manchas causadas principalmente por acne ou pela exposição ao sol.

Calmantes: usados na proteção de peles mais sensíveis, suscetíveis a irritação.

Hidratantes: hidratam e protegem a pele, através de uma barreira, das agressões diárias, como poluição.

Anti-idade: Previnem e suavizam linhas de expressão utilizando ativos como o colágeno.

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