Na farmácia, opções de produtos que ajudam no alívio da congestão nasal são uma categoria em alta nas quatro estações. Um objetivo? Diversificar o PDV com produtos perfeitos para todas as necessidades.

Foto: iStock.com/milorad kravic

A análise do mercado brasileiro é sempre desafiadora, pois precisa levar em consideração não só seu tamanho, tido para muitos como continental, mas também a diversidade das necessidades desse consumidor, sempre conectada com as características de sua cultura regional e estilo de vida.

Em busca de informações valiosas, o time da Aché Brasil ressalta alguns pontos importantes através de dados levantados pela IQVIA: “o mercado popularmente conhecido por sintomas de “Gripes e Resfriados” movimenta bilhões de reais todos os anos e, nos últimos cinco anos, apresentou um crescimento de 11% em volume. Esse é um mercado com forte influência da sazonalidade, das características regionais e de surtos de doenças respiratórias. O Sul concentra 15% do volume de vendas da categoria, sendo uma região marcada por invernos mais severos e temperaturas mais baixas durante o ano. Nos meses considerados sazonais (maio a agosto), concentra 42% do volume de vendas anual. Medicamentos para congestão nasal e os multigripais são os que aparecem com maior prevalência na cesta do consumidor sulista”. E acrescenta, “o Norte representa 7% do volume de vendas da categoria, sendo uma região com meses predominantemente mais quentes e com ar mais seco, o que também contribui para o surgimento de doenças respiratórias. O consumo é mais estável ao longo do ano e apresenta um período menor de sazonalidade quando comparado ao mercado geral. Produtos para congestão nasal e os multigripais também são os mais comprados pelos consumidores, e vemos uma relevância maior de produtos em formas líquidas, bastante utilizados por crianças. Segundo dados do IBGE, a região Norte é a que tem a maior prevalência de pessoas mais jovens (25,2%), dado que pode contribuir para o entendimento do mix de produtos na região”.

Um mercado diverso e suas demandas

Prevenção, com ações que envolvam informação e dê diretrizes de comportamento que levem a práticas seguras, são extremamente importantes para a redução da transmissão de doenças. Quando falamos em Pneumonia, campanhas de vacinação contra gripe são importantes, pois o agravamento do quadro de uma doença, neste caso a gripe, pode levar a outra, a Pneumonia. A SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) recomenda a Vacina Anti-Pneumocócica, que previne a Pneumonia causada pela bactéria pneumococo, entre outras infecções graves. Destaca que a imunização diminui a intensidade dos sintomas em caso de contágio, além de ajudar a prevenir a forma grave da doença e a mortalidade ligada a esse tipo de Pneumonia. A vacina está disponível para diversos grupos, incluindo crianças, adultos acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e indivíduos com deficiência no sistema imunológico, com diferentes tipos de vacinas disponíveis para atender as necessidades específicas de cada grupo.

Ainda falando em prevenção, a SBPT ressalta em suas recomendações a importância da higiene bucal e da lavagem das mãos com água e sabão e o uso de álcool 70%, como medidas fundamentais. Além disso, usar a parte interna do braço para cobrir o nariz e a boca no momento de tossir e espirrar, na ausência de lenços descartáveis, é uma medida de prevenção simples e importante, com o intuito de que ao manter as mãos limpas não haja contaminação de objetos de uso comum.

Foto: iStock.com/Prostock-Studio

Descongestionantes e seus formatos

Buscando opções que possam oferecer maior conforto e segurança no uso por consumidores de diversas idades, grandes marcas apresentam seus produtos em diversas versões, que incluem fórmulas desenvolvidas para uso em bebês. Destaque da Aché Brasil, “Sorine tem como princípio ativo o cloridrato de nafazolina e funciona como um vasoconstritor de rápido início de ação e efeito prolongado. Para bebês de zero a dois anos, temos o Sorine Gotas Baby e o Sorine Jet Baby. Para crianças e adultos, temos Sorine Spray, Sorine Spray de bolso, Sorine Jet Duo e Sorine H – Spray hipertônico, com concentração maior de cloreto de sódio. Também temos o lançamento da linha Sorine XTM, com xilitol mais minerais. O xilitol possui propriedades antibacterianas, que auxiliam na prevenção de sinusites”.
 
Para os adeptos da lavagem nasal de alto volume, procedimento de higiene nasal que consiste em utilizar um grande volume de solução salina para higienizar as vias aéreas, produtos específicos também estão disponíveis. “Nos últimos anos, Rinosoro tem se destacado por democratizar o acesso à lavagem nasal com alto volume, principalmente no público infantil, com lançamento de Rinosoro Alto Volume Infantil e Alto Volume Baby.
Além das inovações para o público infantil, Rinosoro possui uma linha de Spray com Xilitol, um ingrediente natural com propriedades que vão além da hidratação nasal tradicional. O xilitol apresenta redução da formação de biofilme bacteriano, que está envolvido em casos crônicos de sinusite, e ação antiplaque bacteriana nasal leve, com potencial protetor em ambientes poluídos ou com alta exposição a alérgenos”, ressalta a Hypera Pharma.
 
Para consumidores que necessitam e/ou preferem medicamentos via oral, “Descon surgiu como uma opção acessível e confiável no mercado contando com alguns diferenciais: a ausência de parabenos, que podem interferir no desenvolvimento hormonal das crianças, e ausência de corantes, evitando reações como alergias e hipersensibilidade. Além disso, a apresentação Descon Gotas não possui açúcar, sendo uma excelente opção para pacientes diabéticos ou com restrições”. Ainda falando sobre a linha, “Descon foi uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções para o alívio da congestão nasal e sintomas relacionados. A reformulação das apresentações – xarope, gotas e comprimidos revestidos de liberação prolongada – traz a combinação de uma molécula anti-histamínica e uma molécula descongestionante, promovendo a rápida eficácia e o efeito duradouro, reforçando a confiança em nossos produtos e nosso compromisso com a saúde”, comenta Helio Segouras, diretor executivo da unidade de Produtos de Prescrição da Hypera Pharma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *