
Doença crônica da pele, é um dos temas centrais em estudos na área de dermocosméticos, sempre focado em criar produtos que visam conviver com o problema com mais conforto e bem-estar.
Foto: iStock.com/triocean
Manter a pele limpa, hidratada e protegida já se tornou parte integrante da rotina incluindo, durante todo o dia, momentos dedicados à beleza e à saúde. Produtos e procedimentos adequados a cada tipo de pele se aliam em rotinas de skincare muito práticas e que refletem ótimos resultados, prevenindo e revertendo danos causados pelo sol e poluição ao longo da intensa jornada diária, sempre repleta de compromissos. Nesse cenário, em que todo tipo de pele precisa de cuidados, algumas situações específicas podem exigir atenção especial e um pouco mais de disciplina, para resultados mais eficazes.
A Dermatite Atópica, condição que resulta de uma interação complexa entre fatores genéticos e ambientais, é uma doença crônica da pele, que mesmo não contagiosa pode afetar intensamente a autoestima e a qualidade de vida do paciente, podendo levar a problemas de sono, ansiedade e depressão. Os principais sinais clínicos são lesões avermelhadas, inflamadas e descamativas, que em uma pele que naturalmente já é mais ressecada e frágil causa coceira e muito desconforto.
De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) a Dermatite Atópica é mais prevalente em crianças, afetando até 25% delas antes dos cinco anos de idade. Em adultos, pode chegar a cerca de 7% da população, e ainda assim é comumente confundida com outras alergias, sendo pouco conhecida pela população em geral. Ainda de acordo com a SBD “acomete principalmente as grandes dobras do corpo como a porção anterior dos cotovelos, região atrás dos joelhos e pescoço. Nas crianças menores a face é uma região frequentemente acometida”.
Com o intuito de tornar o controle e manutenção da Dermatite Atópica mais eficaz, afinal ainda não há uma cura definitiva, dermocosméticos especialmente formulados com esse fim chegam ao mercado e permitem, junto com procedimentos determinados por um médico dermatologista, a criação de uma rotina de cuidados que ajudam na prevenção de crises e melhoram o convívio e autoestima dos pacientes. Com a intenção de promover informação de qualidade, uma equipe treinada e com acesso não só ao produto exposto, mas também a particularidades que o tornam a melhor escolha para cada caso específico, faz da farmácia um hub de saúde confiável e diferenciado, criando uma ponte sólida entre profissionais da área médica, indústria e consumidores.
Prevenção e manutenção e crises, passos importantes
As pesquisas mais recentes sobre os efeitos da Dermatite Atópica concentram-se no impacto na qualidade de vida, nos aspectos psicossociais e na eficácia de novos tratamentos. Um estudo bastante abrangente publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia, o Measure-AD, conclui que a doença tem um impacto negativo significativo na qualidade de vida dos pacientes. O estudo também destaca que a coceira intensa pode prejudicar o sono, e que 55% dos pacientes apresentam quadros de ansiedade e 33,3% de depressão. Ao mesmo tempo, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que três em cada dez pessoas acreditam, erroneamente, que a doença é contagiosa.
Com Cetaphil, uma linha de produtos desenvolvidos para atender às necessidades específicas de peles com tendência atópica, a Galderma explica que “embora não exista uma cura definitiva para a dermatite atópica, a condição pode ser muito bem controlada. O pilar fundamental é a rotina de cuidados, focada em restaurar e proteger a barreira cutânea. Isso se traduz em hidratação intensa e constante, com o uso de dermocosméticos emolientes, sem fragrância, hipoalergênicos e não comedogênicos (não obstruem os poros da pele), aplicados generosamente pelo corpo, especialmente após o banho e nas áreas mais afetadas. “O acompanhamento da dermatite atópica se apoia em duas frentes: o cuidado diário e o gerenciamento das crises agudas. O primeiro é responsabilidade do paciente e envolve a hidratação constante e a escolha de produtos adequados para fortalecer a barreira da pele. O segundo pilar é onde o dermatologista atua, prescrevendo tratamentos específicos, como anti-inflamatórios tópicos, para controlar a inflamação de forma segura e eficaz”, complementa a Dra. Paula Belotti, dermatologista”.
Dermocosméticos, mais eficazes, mais acessíveis
Os dermocosméticos conquistaram, nos últimos anos, um lugar de destaque nas farmácias. Desenvolvidos com base em pesquisas dermatológicas e utilizando princípios ativos com eficácia comprovada cientificamente, combinam as propriedades estéticas e sensoriais dos cosméticos tradicionais com a eficácia e segurança dos produtos farmacêuticos. Com o avanço das pesquisas e crescimento do número de empresas que atuam no setor e suas marcas, os produtos estão disponíveis em mais pontos de venda, físicos e on-line, tornando-se cada vez mais acessíveis.
Com vasta expertise em pesquisa e inovação, a Isdin destaca que “é altamente recomendável usar gel de banho específico para a pele atópica, para evitar que o ressecamento se agrave. Também é importante que sejam banhos curtos, com água morna, e não esfregar a pele com esponjas, para não danificar a barreira cutânea. Produtos especificamente criados para mitigar os sinais da Dermatite Atópica incluem gel de banho, cremes e loções hidratantes. A fórmula de Nutratopic Pro-AMP Gel de Banho é rica em óleos emolientes, ajuda a reforçar a barreira da pele e protege contra o ressecamento. Ajuda a acalmar a pele graças a ação da Niacinamida, inibe a adesão bacteriana com o Biosaccharide Gum-2 e ajuda a aliviar a coceira associada à pele atópica através do Laureth-9. No entanto, antes de começar a usar produtos para pele atópica, é muito importante consultar um dermatologista para que este indique o tratamento e os cuidados a seguir em cada caso”.
Uma linha com produtos desenvolvidos especialmente para os cuidados diários da pele atópica inclui produtos já consagrados e desenvolvimentos recentes na Galderma. Como destaque, “O Cetaphil Pro AD Restoraderm Sabonete Líquido limpa suavemente e melhora a hidratação natural da pele desde o banho. O produto, de uso diário, ajuda a aliviar o desconforto da pele atópica e é de fácil enxágue, deixando a pele macia e suave, proporcionando uma sensação de limpeza saudável. A Cetaphil Pro AD Restoraderm Espuma Hidratante Fast Control age de maneira rápida no controle do prurido. Foi formulada especialmente para uso na pele atópica em momentos de exacerbação de ressecamento e irritação. Além disso, 98% dos usuários sentiram que o produto é absorvido rapidamente pela pele. A Cetaphil Pro AD Restoraderm Loção Hidratante, com ação anticoceira, acalma a pele seca e irritada e hidrata por 48 horas. Conta com a tecnologia AD-Resyl que contribui para a manutenção do microbioma da pele”.


