
A saúde ocular entra em pauta com a chegada da Primavera discutindo prevenção e cuidado na farmácia, em uma categoria que se destaca. Informação criando bons hábitos, que se traduzem em bem-estar.
Foto: iStock.com/bymuratdeniz
A mudança do clima, que provoca alterações significativas de temperatura e umidade, tem impacto direto nas questões relacionadas à saúde. São as chamadas doenças sazonais, enfermidades que ocorrem com maior frequência em determinadas épocas do ano, vinculada a fatores como variação de temperatura, umidade do ar, índices de poluição e hábitos populacionais. Os exemplos mais comuns incluem as gripes e resfriados, típicos das estações mais frias, e as doenças transmitidas por insetos como dengue e febre amarela, comuns nas estações mais quentes. Mas, quando olhamos mais atentamente para o tema, compreendemos que o leque de doenças sazonais é muito mais abrangente.
A Conjuntivite, que acontece quando a conjuntiva, membrana que recobre a parte branca dos olhos, apresenta irritação, é um exemplo de doença sazonal menos comentada, mas com grande impacto na população todos os anos. Embora a doença seja geralmente benigna, com baixa taxa de complicações, afeta a qualidade de vida dos indivíduos, gerando transtornos na rotina, perda de produtividade e desconforto.
A CAS (Conjuntivite Alérgica Sazonal) é causada pela reação do próprio corpo a alérgenos como pólen de plantas, árvores e gramíneas, com intensa presença no ar durante a Primavera e início do Verão. Desencadeada pelo contato com substâncias irritantes não é contagiosa, sendo os principais sintomas coceira intensa nos olhos, vermelhidão, secreção aquosa e inchaço nas pálpebras.
A Conjuntivite Infecciosa, causada por microrganismos como vírus ou bactérias, também tem relação com a sazonalidade devido ao calor e a umidade, que favorecem a disseminação do vírus ocasionando surtos, principalmente no Verão. É transmitida principalmente por contato direto com as secreções oculares, quando a pessoa toca nos próprios olhos infectados e a seguir toca outra pessoa ou alguma superfície, ou pelo uso de objetos contaminados, compartilhando utensílios, toalhas ou maquiagem, por exemplo. Os principais sintomas são coceira, vermelhidão e secreção aquosa, além de crostas ao redor dos olhos, em alguns casos.
Em ambos os tipos, compressas com água filtrada gelada ou soro fisiológico podem aliviar os sintomas e, depois de consulta médica, o tratamento pode incluir colírios ou anti-histamínicos, devendo cada caso ser avaliado individualmente. A variedade de opções, que inclui colírios de venda livre e os que necessitam de prescrição médica, além dos produtos relacionados, garante presença constante e relevante da categoria na farmácia, com itens amplamente utilizados na prevenção e tratamento.
Prevenção e os bons hábitos de higiene
Um dos pontos principais para a obtenção e manutenção da saúde ocular são os bons hábitos de higiene, que devem ser executados não apenas em situações de surto, mas inseridos na vida diária. Hábitos como lavar as mãos com frequência, não coçar os olhos, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e manter os ambientes limpos e ventilados são medidas importantes para evitar a contaminação e disseminação.
Colírios que tem como função manter os olhos limpos e lubrificados estão a disposição nas farmácias, auxiliando na criação de uma barreira protetora nos olhos, atuando na remoção de substâncias irritantes e fortalecendo a saúde da superfície ocular. “Na União Química entendemos que a saúde ocular requer cuidados específicos, por isso oferecemos uma linha de colírios sem conservantes, desenvolvidos para proporcionar conforto e segurança a pacientes com sensibilidade ou necessidade de uso prolongado. Nossa linha de soluções é formulada com tecnologia que garante a mesma eficácia dos colírios tradicionais, mas com menor risco de efeitos adversos. Lacrifilm é um colírio recomendado para aliviar a irritação, ardor e secura dos olhos, sintomas comumente provocados pela exposição a elementos como vento, sol, calor e ar seco, e contra a exposição excessiva a telas de computador e celular. É também indicado como lubrificante e re-umidificante durante o uso de lentes de contato para aliviar o ressecamento, irritação, desconforto e coceira”, destaca a União Química Farmacêutica.
Nos olhos, a importância das lágrimas
As lágrimas, essenciais para a saúde ocular, tem como função hidratar e lubrificar os olhos. A composição da lágrima, rica em água, sais minerais, lipídios, proteínas e enzimas, ajuda a proteger a superfície dos olhos de partículas estranhas, como poeira e alérgenos, mantendo a lubrificação responsável por limpar sua superfície e prevenir irritações e infecções.
A Síndrome do Olho Seco, que também aumenta quando o ar apresenta alta concentração de pólen e o clima mais seco interfere na evaporação lacrimal, é um elemento que pode predispor ou agravar a Conjuntivite. Por outro lado, a Conjuntivite também pode causar sintomas de olho seco, ou seja, os dois problemas podem coexistir e causar sintomas sobrepostos. Partindo dessa necessidade, a Bausch+Lomb BR explica que “o Artelac Splash MDO foi desenvolvido para permanecer na superfície do olho, proporcionando hidratação instantânea para os sintomas de olhos secos. Sua formulação possui uma tolerabilidade muito alta, pois é livre de conservantes. Contém Ácido Hialurônico, hidratante natural na forma de hialuronato de sódio, que é encontrado nas estruturas de um olho humano saudável e no filme lacrimal natural. É um produto ideal para todos que sofrem de uma gama de sintomas leves e moderados de olhos secos, como olhos cansados, estressados, ardentes e/ou lacrimejantes.”
Para a Alcon, vale ressaltar que “os altos níveis de poluição também podem contribuir para aumentar o risco de sintomas de olho seco, pois poluentes como o ozônio afetam as glândulas lacrimais que, naturalmente, umedecem os olhos”, e acrescenta “Systane Complete é um colírio lubrificante de fórmula completa para aliviar os sintomas de todos os tipos de olho seco. Possui tecnologia de nano-gotas lipídicas para evitar a evaporação da lágrima e oferecer hidratação rápida e alívio ideal. Protege todas as camadas do filme lacrimal, com alívio clinicamente comprovado, por até 8 horas”. É sempre fundamental ressaltar a importância da consulta a um oftalmologista, na busca de um diagnóstico preciso e orientações para ações mais eficazes.

