
Com a pele mais sensível e muita energia para brincar ao sol, a importância da proteção solar desde a infância e seu impacto a longo prazo. Resultado? Pele saudável em todas as fases da vida.
Foto: iStock.com/Wavebreakmedia
A importância da proteção solar na prevenção de inúmeros problemas causados na pele pela exposição ao sol, excessiva ou não, já foi exaustivamente discutida por toda comunidade médico-científica. O consenso é que a atitude correta inclui o uso regular de protetor solar, uso de roupas em tecidos adequados (com ou sem fotoproteção), busca de sombra nos horários de pico da radiação ultravioleta (índice de UV alto entre 10h e 16h) e uso de acessórios, como chapéus e óculos de sol. A Proteção Solar é importante todos os dias, inclusive em dias nublados, que apresenta uma média de 50% da radiação atravessando as nuvens e chegando até a pele.
Observar que essas são indicações gerais, aplicáveis a qualquer tipo de pele ou idade, nos leva a acreditar que os procedimentos são exatamente iguais, com adultos e crianças, certo? Definitivamente, não. A pele na infância é significativamente mais delicada e a barreira cutânea, responsável por proteger a pele retendo a umidade e bloqueando agentes irritantes, ainda não está totalmente desenvolvida. A produção de Melanina, que protege naturalmente a pele contra os raios UV, é menor em crianças e o pH mais neutro torna a pele mais suscetível ao ressecamento.
Considerando a importância da proteção e as necessidades específicas da pele infantil, produtos com características especiais são desenvolvidos para garantir maior eficácia e conforto. Na farmácia, um PDV que ofereça um mix estratégico que disponibilize uma variedade de produtos que atenda as necessidades do consumidor e facilite a tomada de decisão é fundamental o ano todo, protegendo nas quatro estações.
Para as crianças, pesquisa e alta tecnologia
Considerando a pele mais delicada, a atenção às crianças precisa ser ainda maior. De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida acontece até os 20 anos de idade, o que significa que os efeitos a longo prazo podem ocasionar problemas como manchas pigmentadas de diferentes tipos e tamanhos, envelhecimento precoce e até casos de câncer de pele. Estudos indicam que 90% dos casos de câncer de pele tem como principal causa a exposição solar acumulada desde a infância.
A recomendação para as crianças a partir de 6 meses de idade é que o protetor solar utilizado tenha um FPS de no mínimo 30, sendo o FPS50 o mais indicado, devendo ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, tempo necessário para que sua ação atinja o máximo de eficácia. A SBP também ressalta a importância do protetor ser de alto espectro, protegendo contra raios UVA, UVB e infravermelho.
Atenta a todas as demandas dessa categoria, a La Roche-Posay, destaca o Anthelios UVMune 400 Kids FPS60. “Este protetor solar inovador foi desenvolvido especialmente para a pele sensível de crianças a partir de 6 meses, formulada com a tecnologia exclusiva Mexoryl 400, o único filtro UV que protege contra os raios UVA ultralongos, que penetram profundamente na pele e podem danificar o DNA celular. Com FPS60, o produto oferece proteção ampla, defendendo a pele também contra os raios UVB, além de promover intensa hidratação. De textura invisível e leve, é enriquecido com Vitamina E e Manteiga de Karité para reforçar a barreira cutânea. Hipoalergênico e sem perfume, foi testado sob controle dermatológico, oftalmológico e pediátrico. Disponível em duas versões: Spray Invisível e Loção Hidratante, ambas com fácil aplicação e absorção imediata”.
Brincadeiras ao ar livre, só com muita proteção!
Crianças se encaixam perfeitamente em um cenário ao ar livre que envolva um dia de sol, mar, piscina e muita diversão. No universo de Proteção Solar Infantil outro item que se destaca é a resistência à água, prevenindo a diminuição do nível de proteção tanto em atividades aquáticas como nos casos de excesso de suor. A reaplicação também precisa ser observada e deve ser feita a cada 2 horas, mantendo assim o nível de proteção escolhido.
Pensando nos dias de lazer sob o sol, a Nivea desenvolveu o Nivea Sun Kids Brincando na Água FPS 60, “nosso protetor solar infantil especialmente desenvolvido para garantir proteção e segurança para crianças acima de 3 anos durante a exposição ao sol. Sua fórmula dermatologicamente testada oferece alta proteção contra raios UVA e UVB, sendo ideal para uso em praias, piscinas e atividades ao ar livre. Além disso, é muito resistente à água, suor e areia, proporcionando uma proteção duradoura para a pele delicada das crianças. É livre de Octinoxato, Oxibenzona, Octocrileno e microplásticos, além de ser 76% biodegradável, reduzindo os impactos ambientais”.
Observar a indicação de faixa etária para obter a máxima eficácia de cada produto também é recomendado, sempre respeitando as especificações. Indicado para bebês acima dos 6 meses, “o Nivea Sun Babies & Kids FPS60 foi desenvolvido especialmente para a pele sensível das crianças. É um protetor solar com alta proteção contra os raios UVA/UVB, formando uma barreira protetora na pele. Sua fórmula foi pensada para minimizar o possível surgimento de alergias sendo isenta de perfume, corantes e conservantes. Conta com textura leve e muito resistente à água”.

