
Individualização no atendimento, diminuição de perdas, otimização de processos e gerenciamento estratégico são apenas alguns pontos a serem melhorados com essa ferramenta que promete revolucionar.
Foto: iStock.com/Alexander Siko
A tecnologia está em nossas vidas, em nossas ações cotidianas, nos disponibilizando informação, socialização e ajuda em inúmeras tarefas. A popularização de dispositivos móveis conecta pessoas desconsiderando barreiras geográficas, aproxima pessoas diversas com interesses comuns e simplifica o acesso a conteúdos educacionais e profissionais, com agilidade e praticidade.
A chegada do e-commerce deu início a uma grande transformação no relacionamento loja/cliente, ampliando o poder de escolha do consumidor. O acesso muito rápido a inúmeros produtos, facilidade em comparar preços e formas de pagamento, capacidade de avaliar e compartilhar experiências de compra e a comodidade em comprar de qualquer lugar são apenas alguns exemplos da gigantesca mudança ocorrida nos últimos 20 anos.
Considerando que todo esse processo já se tornou usual nas ações diárias, em pessoas espalhadas por todo o país e pelo mundo, quais serão os próximos passos? Pesquisas e observadores do mercado de varejo apontam na direção da individualização do atendimento, tornando a experiência de compra a mais positiva possível. Prever necessidades, propor novos produtos e surpreender o cliente com promoções que realmente façam sentido em seu momento específico de vida gera fidelização e impulsiona as vendas.
Na farmácia, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial para coletar e analisar dados permite o desenvolvimento de experiências de compra cada vez mais personalizadas, gera análises que antecipam as necessidades do cliente e aumenta a interação loja/consumidor. O futuro? Já chegou, e está acontecendo neste momento.
Foto: iStock.com/Lyndon Stratford
IA, tecnologia que chega para somar
Não há como falar em inovação tecnológica na computação moderna sem falar em IA (Inteligência Artificial). Como conceito, pode ser definida como um conjunto de tecnologias que permite ao sistema aprender, tomar decisões e interagir com pessoas de forma autônoma, adaptando-se com base em dados e informações. Suas aplicações são incontáveis e cada vez mais presentes em empresas que atuam nos mais variados seguiments. Na farmácia, o uso de IA vem se destacando em alguns pontos chave, principalmente nos relacionados a gerenciamento e atendimento ao cliente, obtendo ótimos resultados em:
● Otimização de Processos Internos: reduz significativamente o tempo de tarefas repetitivas, como cadastro de clientes e produtos, automatizando tarefas;
● Análise de Dados: análise de informações sobre o histórico de vendas e quantidade de estoque, gerando previsões de necessidade futura, otimizando compras e evitando perdas;
● Análise dos Clientes: identifica pontos de melhoria para o atendimento através de análise do comportamento de compra do cliente em períodos anteriores;
● Personalização da Experiência de Compra: assistentes virtuais podem criar jornadas de experiência personalizadas, oferecendo recomendações de produtos e lembretes de compra, aumentando a possibilidade de fidelização do cliente;
● Disponibilidade 24h/7dias: permite que informações sejam fornecidas de modo rápido e preciso, reduzindo o tempo de espera, possibilitando atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.
A implantação de ferramentas de IA fazem parte de um plano geral de automação onde definir objetivos claros é fundamental para o sucesso do projeto, que deve apresentar etapas de implantação para obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo.
A integração dos canais físico e digital
Com foco na jornada do cliente e suas possibilidades com o uso de IA, aplicar o conceito de Omnichannel torna possível unificar as informações em todos os canais, incluindo lojas físicas, e-commerce, aplicativos e redes sociais, eliminando as barreiras entre os canais físico e digital. A jornada do consumidor passa a funcionar de forma centralizada, em ações que permitem, por exemplo, começar a compra no celular, finalizar a compra na loja física e receber o produto em casa, preservando as informações mesmo com a mudança de canal de compra.
Nesse cenário, é fundamental não só a capacidade da IA de coletar dados, mas principalmente a possibilidade de armazenar e analisar grandes quantidades de informações para identificar padrões complexos que podem passar despercebidos, mas que são de suma importância nas tomadas de decisão. Priorizar a qualidade dos dados é fundamental, eles são a base para garantir análises precisas e insights.
Um novo horizonte se abre quando falamos em IA Generativa e Personalização e como sua aplicação está revolucionando a forma como consumidores descobrem e compram produtos. Sua principal característica é que pode gerar resultados originais, criando conteúdos novos através da combinação de padrões e modelos de linguagem. Quando utilizada em um Chatbot, software que é capaz de manter uma conversa por voz ou texto com o cliente, atua fornecendo suporte e respondendo perguntas em tempo real, apresentando informações, promoções e sugerindo produtos de forma personalizada. A partir dos constantes avanços da IA, os Chatbots ficam cada vez mais voltados às experiências do cliente e ao atendimento relacionado às vendas.
Nesse momento, um mercado que é sempre dinâmico e muito veloz, exige uma reflexão sobre tecnologia, inovação e relacionamento humano, analisando e planejando novos caminhos a serem construídos. Quanto ao futuro, um primeiro passo em sua direção é fundamental para ampliar horizontes e possibilidades, prevendo as necessidades do consumidor e antecipando soluções eficazes.

